Harvey pode ser o maior furacão a atingir os EUA em 12 anos

Harvey pode ser o maior furacão a atingir os EUA em 12 anos

GERAL -   


Os estados americanos do Texas e da Louisiana se preparam pra enfrentar o furacão Harvey - que deve tocar o solo já nas próximas horas desta sexta-feira (25).

Os meteorologistas alertam que esse pode ser o maior furacão a atingir os Estados Unidos nos últimos 12 anos.

O Harvey era um furacão categoria 2, que vinha se deslocando pelo mar e, nesta sexta-feira (25), já próximo da costa, ganhou força e subiu para a categoria 3. E mais tarde, os meteorologistas reclassificaram o Harvey para a categoria 4. Essa escala de força dos furacões vai só até 5.

Os estados do Texas e Louisiana decretaram estado de emergência.

Em Corpus Christi, a primeira cidade que deve ser atingida, o governo retirou os moradores das áreas de risco e também os animais de estimação. Uma grande e complicada operação foi montada para tirar da cidade dez bebês que estavam internados em UTIs. Eles foram transportados em aviões para um hospital seguro.

Os moradores que vão permanecer na cidade estocaram alimentos e água - alguns supermercados ficaram com as prateleiras vazias. Eles também carregaram sacos de areia para tentar fazer barricadas nas casas para impedir os alagamentos.

A região é a principal produtora de petróleo dos Estados Unidos e as refinarias já pararam. O preço da gasolina já subiu e motoristas fizeram fila para abastecer, prevendo que os próximos dias podem ser de escassez.

Quando o Harvey atingir a costa, os ventos podem chegar a 250 quilômetros por hora.

Quase tão devastador quanto o vento deve ser a quantidade de chuva. É esperado um volume de chuva de quase um metro - para se ter uma ideia, no Brasil, quando tem alagamentos em cidades, a chuva é medida em milímetros. Sem contar o nível do mar, que vai subir mais de três metros e meio.