Brasil e México abrem nova rodada de negociação de acordo comercial

Brasil e México abrem nova rodada de negociação de acordo comercial

GERAL -   

Cidade do México, 29 ago (EFE).- Brasil e México abriram nesta terça-feira na capital mexicana a sétima rodada de negociações para a ampliação e aprofundamento do Acordo de Complementação Econômica (ACE 53), informou a Secretaria de Economia mexicana.

A rodada se encerrará em 31 de agosto após revisar uma agenda de temas como acesso de mercados, regras de origem, facilitação de comércio, serviços, medidas sanitárias e fitossanitárias, obstáculos técnicos ao comércio, propriedade intelectual e solução de controvérsias.

A Secretaria de Economia do México detalhou que a delegação brasileira é liderada pelo embaixador Paulo Estivallet de Mesquita, subsecretário-geral para América Latina e Caribe do Ministério de Relações Exteriores, e Abrão Árabe Neto, secretário de Comércio Exterior do do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços.

Na abertura da reunião, o subsecretário de Comércio Exterior do México, Juan Carlos Baker, disse que para o governo do presidente Enrique Peña Nieto a integração comercial com a América Latina é uma prioridade.

Nesse sentido, "fortalecer os vínculos econômicos entre as duas maiores economias da América Latina é um grande passo para avançar nessa direção", declarou o funcionário mexicano.

Em 2016, México e Brasil representaram 56,8% do Produto Interno Bruto (PIB) e 61% do comércio total gerado por América Latina e Caribe, destacou a Secretaria de Economia.

A troca comercial entre México e Brasil em 2016 alcançou US$ 7,789 bilhões, segundo o mesmo órgão.