Farc se lançam como partido com show no centro de Bogotá

Farc se lançam como partido com show no centro de Bogotá

GERAL -   

Bogotá, 1 set (EFE).- As Farc, renomeadas como Força Alternativa Revolucionária do Comum, iniciaram nesta sexta-feira sua atividade como partido politico com um show na Praça de Bolívar, no centro de Bogotá.

Por um palco instalado em um costado da praça, em frente ao Palácio de Justiça, foram passando vários grupos nacionais e internacionais como Banda Bassoti, Ana Tijoux e KY-Mani Marley.

O show demorou a atrair o público e não chegou a encher a praça preparada para a ocasião com alto falantes e telões, próprios de qualquer festival de música.

Em outros monitores secundários foram projetadas "cápsulas históricas", vídeos com declarações de dirigentes das até então conhecidas como Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia, como seu atual líder, Rodrigo Londoño, de codinome "Timochenko".

Muitos dos presentes, a maioria deles delegados das Farc que participam do congresso que começou no domingo passado e no qual se transformaram em um partido politico, seguram rosas vermelhas. Essa flor foi escolhida como o logotipo da legenda.

Muitos desses delegados gritam palavras de ordem das Farc ao entrar na praça e levam bandeiras, algumas com a rosa vermelha e outros com símbolos tradicionais da antiga guerrilha, que assinou um acordo de paz com o governo colombiano em novembro do ano passado.

O ato politico incluirá um discurso de "Timochenko", cujo conteúdo ainda não foi divulgado, mas no qual se pressupõe que fará um chamado à Colômbia para unir forças ao redor do seu novo partido. EFE

ec-gdl/rsd

(foto) (vídeo)