Presidente da ANC diz que governadores opositores devem jurar Constituinte

Presidente da ANC diz que governadores opositores devem jurar Constituinte

GERAL -   

Caracas, 21 out (EFE). - A presidente da Assembleia Nacional Constituinte da Venezuela, Delcy Rodríguez, insistiu neste sábado que os cinco governadores da oposição eleitos devem fazer o juramento perante o organismo que ela dirige se quiserem ser empossados.

"Eles devem jurar perante a ANC para que possam assumir os seus cargos. Não vamos permitir que continuem com altivez dizendo que não vão fazer o que têm que fazer", disse ela em um ato público no estado de Trujillo.

As declarações foram dadas depois que a "Gazeta Oficial" publicou um decreto exigindo que todos os governadores eleitos jurassem o cargo perante a Constituinte antes de tomar posse, determinação também anunciada pelo presidente Nicolás Maduro. O chefe do Estado declarou que as eleições regionais serão refeitas nos estados cujos governadores não foram jurar perante a Constituinte, um órgão plenipotenciário instaurado pelo Executivo que a oposição e boa parte da comunidade internacional não reconhecem.

"Estamos dizendo pausadamente: já chaga de contrariar a instituição constitucional da Venezuela", afirmou Delcy Rodríguez, se dirigindo aos governadores da coalizão opositora Mesa da Unidade Democrática (MUD), que prometeu durante a campanha que não se submeteria à Constituinte.

O chavismo venceu a votação em 18 dos 23 estados do país, conforme os resultados oficiais. A oposição e alguns governos estrangeiros não reconhecem os resultados por causa de possíveis irregularidades e pela fraude denunciada em pelo menos um estado. EFE

mgb/cdr