Rahul Gandhi, nomeado presidente do Partido del Congresso da Índia

Rahul Gandhi, nomeado presidente do Partido del Congresso da Índia

GERAL -   

Nova Délhi, 11 dez 2017 (AFP) - Rahul Gandhi, herdeiro da famosa dinastia política indiana, foi proclamado nesta segunda-feira o presidente do Partido do Congresso, oposição, sucedendo sua mãe Sonia, que ocupava o cargo desde 1998.

"Declaro Rahul Gandhi eleito presidente do Congresso Nacional indiano", afirmou Mullappally Ramachandran, um dos dirigentes do partido.

"É um momento histórico", considerou ainda, indicando que Rahul Gandhi assumirá suas novas funções no sábado.

O mundo político indiano especulava há meses sobre o momento em que Rahul iria substituir sua mãe, Sonia Gandhi, de 71 anos, na presidência do grande partido de oposição e que dirigiu a Índia a maior parte do tempo desde sua independência em 1947.

Com 47 anos e filho, neto e bisneto de primeiros-ministros indianos, Gandhi tem sido a figura mais visível do Partido do Congresso nos últimos anos, embora sua mãe continua sendo uma figura de comando.

Número dois do Congresso Nacional Indiano desde 2013, Rahul Gandhi figurava como o herdeiro natural para suceder a mãe.

Mas foi duramente criticado pela fraca campanha nas eleições legislativas de 2014, nas quais os nacionalistas hindus de Nerendra Modi conseguiram uma grande vitória.

Apesar de durante muito tempo dar a impressão de falta de interesse na política e falta de carisma, Rahul Gandhi parece ter aprendido muito na oposição, segundo os observadores.

anb-amd/lch/bc/age/cn