Canal alemão denuncia insultos sexistas contra narradora

Canal alemão denuncia insultos sexistas contra narradora

GERAL -   

Jornalista esportiva Claudia Neumann, primeira mulher a narrar jogos da Copa na TV alemã, vem sendo alvo de ataques nas redes sociais. Emissora ZDF disse que prestou queixa contra duas pessoas que publicaram ofensas.Em um esforço para combater insultos contra a jornalista esportiva Claudia Neumann, a emissora pública alemã ZDF anunciou na sexta-feira (29/06) que registrou queixa criminal contra dois usuários de redes sociais.

Neumann, de 54 anos, recentemente se tornou a primeira alemã a narrar jogos da Copa do Mundo em um canal de TV do país. Desde então, ela vem sendo alvo de ataques misóginos na internet.

Segundo a emissora, os dois indivíduos que foram alvo da queixa criminal "fizeram comentários extremamente depreciativos contra Claudia Neumann e a ZDF", disse o diretor do canal, Thomas Bellut, em comunicado. A denúncia ainda aponta que ocorreu "difamação e provocação pública para cometer uma ofensa criminal" no caso.

"Aparentemente, há alguns espectadores que têm problemas com uma mulher narrando futebol", disse Bellut.

Em sua declaração, a ZDF disse que valoriza a experiência de Neumann, observando "o fato de ela cometer erros, como confundir o nome de um jogador japonês, também ocorre no trabalho dos colegas do sexo masculino".

Já o diretor de esportes da emissora, Thomas Fuhrmann, disse no mesmo comunicado que "Claudia está fazendo um bom trabalho em geral e nós não vamos absolutamente aceitar ódio, insultos e comentários sexistas".

A Federação Alemã de Esportes Olímpicos e a Associação Alemã de Mulheres Jornalistas já demonstraram apoio a Neumann, apontando em um comunicado que é preciso mostrar um "cartão vermelho para hostilidades e abuso verbal".

Neumann trabalha para a ZDF desde 1999. Em 2011, ela ganhou notoriedade ao se tornar a primeira comentarista de futebol do sexo feminino na TV alemã quando foi escolhida para cobrir a Copa do Mundo Feminina da FIFA.

Em 2016, durante a Copa da Uefa, ela já havia se tornado a primeira mulher a narrar uma partida de futebol masculina para uma emissora de TV alemã. Já nessa época ela se tornou alvo de insultos em redes sociais. Alguns usuários chegaram a publicar ameaças de estupro.

Nesta semana, uma pesquisa publicada pela revista Der Spiegel mostou que 68,9% dos alemães consideram positiva a presença de narradoras do sexo feminino na transmissão de jogos da Copa. Outros 18,7% não souberam responder e 12,4% consideram negativa.

JPS/ots

___________

A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas. Siga-nos no Facebook | Twitter | YouTube | WhatsApp | App | Instagram