Irã diz que responderá da mesma maneira se EUA tentarem bloquear exportações de petróleo

Irã diz que responderá da mesma maneira se EUA tentarem bloquear exportações de petróleo

GERAL -   


(Reuters) - O Irã irá responder com medidas equivalentes se os Estados Unidos tentarem bloquear as exportações iranianas de petróleo, disse o Ministério de Relações Exteriores de Teerã nesta terça-feira.

Autoridades norte-americanas estão intensificando esforços diplomáticos para pressionar países a parar de importar petróleo do Irã.

"Se os Estados Unidos querem tomar um passo sério nesta direção, serão definitivamente recebidos com uma reação e contramedidas equivalentes por parte do Irã", disse o porta-voz do Ministério de Relações Exteriores, Bahram Qassemi, segundo a agência de notícias estatal Irna.

O líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, reiterou no sábado a sugestão do presidente iraniano, Hassan Rouhani, de que Teerã pode bloquear exportações de petróleo do Golfo Pérsico se suas próprias exportações forem interrompidas.

As tensas relações entre Teerã e Washington têm piorado nos últimos dias.

Na segunda-feira, o Irã minimizou um alerta do presidente norte-americano, Donald Trump, de que estaria arriscando sofrer consequências terríveis, "como poucos durante a história sofreram antes", se fizesse novamente ameaças contra os EUA.

O Irã tem enfrentado a ameaça de sanções dos Estados Unidos desde que Trump decidiu, em maio, retirar Washington de um acordo nuclear fechado em 2015 entre potenciais mundiais e Teerã.

(Reportagem de Babak Dehghanpisheh)