Medalha do 6º ano do papa Francisco é dedicada à paz

Medalha do 6º ano do papa Francisco é dedicada à paz

GERAL -   

CIDADE DO VATICANO, 25 JUL (ANSA) - A partir desta quinta-feira (26), estará disponível no Vaticano a medalha comemorativa do sexto ano do pontificado do papa Francisco, que é dedicada à paz.   

Uma das faces da moeda contém o desenho de uma pomba, que propaga feixes de luz concêntricos que iluminam o brasão papal, remetendo aos dons que o Espírito Santo dá à Igreja.   

Na outra, a paz é simbolizada pelo ramo da oliveira e pelo abraço entre mãe e filho, na parte superior, enquanto a guerra é representada no plano inferior, com o mesmo menino atrás de um arame farpado, símbolo de coerção e violência.   

As duas imagens dessa face da medalha são separadas por uma flor de papoula, que simboliza os caídos na guerra. Além disso, há a frase "Nada está perdido com a paz, tudo pode ser perdido com a guerra", tirada de uma mensagem dita em 24 de agosto de 1939 por Pio XII.   

"Há um século do fim da Primeira Guerra Mundial, a escolha entre paz e guerra ainda é dramaticamente cotidiana para todos", diz a Santa Sé. A medalha foi elaborada por Chiara Principe e é acompanhada por um certificado de garantia.   

As moedas podem ser encontradas na Administração do Patrimônio da Sé Apostólica do Vaticano e nas lojas da Livraria Editora Vaticana. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br .