Douglas vira "reforço-modelo", e Corinthians rejuvenesce meio e ataque

Douglas vira "reforço-modelo", e Corinthians rejuvenesce meio e ataque

GERAL -   

  • Daniel Augusto Jr/Agência Corinthians

    Contratado do Fluminense há uma semana, volante de 21 anos já é titular com Loss

    Contratado do Fluminense há uma semana, volante de 21 anos já é titular com Loss

Depois de começar o ano apostando na experiência de nomes como Ralf e Emerson Sheik, o Corinthians adotou uma nova postura no mercado durante a janela do meio da temporada e também já pensando em 2019. A aposta agora é em jogadores jovens, com potencial de desenvolvimento, e que não exijam investimento financeiro acima das possibilidades do clube. Um nome considerado modelo desta conduta é Douglas, contratado do Fluminense.

O volante de 21 anos chegou ao Corinthians para repor a saída de Maycon para o Shakhtar Donetsk, da Ucrânia. Apontado como uma das boas revelações do time carioca nos últimos anos, Douglas despontou bem, mas conviveu com problemas físicos e perdeu espaço no elenco, tanto que havia jogado só 15 vezes na temporada. O Corinthians comprou parte dos direitos econômicos do jogador por cerca de R$ 4,5 milhões.

Douglas foi apresentado no dia 20, relacionado para o clássico do dia 21 e titular do Corinthians no dia 25, na vitória por 2 a 0 sobre o Cruzeiro. Logo no primeiro jogo ele acertou quatro desarmes, deu um passe para finalização e errou apenas três em 51 passes, uma estreia bem avaliada pela comissão técnica. Sem "sentir" a chegada ao novo clube, o ex-jogador do Fluminense virou exemplo interno de aposta certeira. É nisso que o Corinthians deseja depositar suas fichas para terminar de montar o elenco de 2018 e planejar a próxima temporada.

O interesse no meia chileno Ángelo Araos é baseado justamente nesta busca por jogadores jovens, com potencial de desenvolvimento e valorização financeira. O jogador de 21 anos pertence à Universidad de Chile e tem multa rescisória estipulada em 5 milhões de dólares (cerca de R$ 18,5 milhões). O Corinthians pretende comprar uma parte dos direitos econômicos do jogador e tê-lo no Campeonato Brasileiro e na Copa do Brasil como concorrente do veterano Jadson pela vaga de Rodriguinho, vendido ao Pyramids, do Egito - Araos não poderia jogar a Libertadores pois já defendeu La U nesta edição.

O Corinthians também está próximo de confirmar a contratação por empréstimo de um ano e meio e com valor de venda fixado do atacante paraguaio Sergio Díaz. Aos 20 anos, ele é visto como uma oportunidade de mercado, pois está voltando de lesão e sem espaço no time B do Real Madrid, clube que defende há duas temporadas. Revelado pelo Cerro Porteño, do Paraguai, ele é observado pelo Corinthians há cinco anos. Por questões físicas ele só poderá ficar à disposição do técnico Osmar Loss em um mês.

Além destes nomes, o rejuvenescimento do meio-campo e ataque do Corinthians também passa pela presença do volante Thiaguinho, de 21 anos, como reserva de Gabriel e Douglas. Ele foi contratado do Nacional há somente três meses. Também há Rodrigo Figueiredo, que voltou de empréstimo do Londrina e foi integrado ao elenco, e Matheus Matias, frequentemente relacionado por Osmar Loss. Também há os jogadores que atuam com mais regularidade, como Pedrinho e Mateus Vital.

Pedrinho, inclusive, deve voltar a ser titular do Corinthians neste domingo, às 11h, contra o Vasco, pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro.