Popularidade de Macron afunda a nível inferior a de Hollande

Popularidade de Macron afunda a nível inferior a de Hollande

GERAL -   

Paris, 4 set (EFE).- A popularidade do presidente da França, Emmanuel Macron, caiu nos últimos três meses e, atualmente, 31% dos franceses afirmam estarem satisfeitos com a sua atuação, o nível mais baixo do mandato e inferior ao de seu antecessor, François Hollande, na mesma época de governo.

Segundo o instituto de pesquisa Ifop-Fiducial, em um levantamento publicado nesta terça-feira pela revista "Paris Match" e pela emissora "Sud Radio", a percentagem de satisfeitos com Macron desceu dez pontos neste verão. Essa porcentagem é a menor desde maio de 2017, quando ele venceu no segundo turno das eleições presidenciais contra a candidata da extrema-direita Marine Le Pen e está abaixo dos 32% que Hollande tinha quando levava o mesmo tempo que ele no poder, em setembro de 2013.

Os autores da pesquisa vinculam esta diminuição ao escândalo provocado por seu agente de segurança Alexandre Benalla, em julho, à renúncia do ministro de Ecologia, Nicolas Hulot, na semana passada, e à falta de decisão sobre a aplicação no ano que vem, como tinha programado seu próprio governo, de questões envolvendo o imposto de renda. Nesta mesma época do ano em 2017, Macron já tinha perdido 10%, mas partia de um nível muito elevado.

A queda constatada agora tem a ver, principalmente, segundo a Ifop-Fiducial, com a decepção dos eleitores com a personalidade de Macron. Prova disso é que seu primeiro-ministro, Edouard Philippe, perde três pontos percentuais e 35% dos cidadãos se dizem satisfeitos com seu desempenho.