Cerca de 20 mil brasileiros na Espanha poderão votar nas eleições de domingo

Cerca de 20 mil brasileiros na Espanha poderão votar nas eleições de domingo

GERAL -   

Madri, 5 out (EFE).- Cerca de 20 mil eleitores brasileiros residentes na Espanha poderão votar nas eleições no próximo domingo, mais de 15 mil em Madri e 5 mil em Barcelona.

O voto é obrigatório e presencial, portanto os inscritos devem se dirigir aos postos de votação destas duas cidades de acordo com a província espanhola onde vivem, informaram à Agência Efe fontes do Consulado Geral do Brasil em Madri.

No entanto, os eleitores poderão justificar sua ausência para evitar uma multa simbólica de R$ 3,51, destinada a conscientizar os cidadãos sobre a importância de votar.

As eleições de domingo também serão parlamentares regionais, mas os residentes no exterior só poderão votar para presidente, segundo um comunicado do consulado.

Caso haja segundo turno, os eleitores devem retornar às urnas no dia 28 de outubro para decidir quem será o sucessor de Michel Temer pelos próximos quatro anos.

Mais de 500 mil dos 150 milhões de eleitores brasileiros vivem no exterior, e estes terão a seu dispor 1.970 urnas eletrônicas em 204 cidades de 127 países.

A Europa é o continente com mais brasileiros em idade de voto (acima dos 18 anos), cerca de 190 mil, dos quais aproximadamente 10% estão na Espanha.