Google apresenta progresso em resolver preocupações de competição, diz autoridade da UE

Google apresenta progresso em resolver preocupações de competição, diz autoridade da UE

GERAL -   


Por Jason Hovet

STRBSKE PLESO, Eslováquia (Reuters) - As medidas do Google para aumentar a concorrência nas compras online estão dando resultado, disse o diretor antitruste da Europa nesta sexta-feira, sugerindo que a empresa pode evitar novas multas.

O Google, da Alphabet, ofereceu no ano passado permitir que rivais comparem espaço publicitário no topo de uma página de busca, dando-lhes a chance de competir em igualdade de condições, buscando acalmar reguladores, após a Comissão Europeia multar a empresa no valor recorde de 2,4 bilhões de euros por favorecer seu próprio serviço.

A empresa norte-americana apresentou um relatório no fim de setembro e o descumprimento da ordem do regulador de concorrência da União Europeia poderia expor a empresa a multas de até 5 por cento do faturamento global diário médio.

A comissária de Concorrência, Margrethe Vestager, disse ter visto novas melhoras desde que o primeiro relatório do Google, em junho, mostrou que alguns rivais se beneficiaram da ação da empresa.

"Recebemos outro relatório de conformidade... e vemos melhorias nos números, mas estamos acompanhando muito de perto e ainda não tomamos uma decisão", disse Vestager a jornalistas.

O Google está oferecendo descontos na compra de anúncios para cumprir a ordem antitruste da UE, afirmou a Baird Equity Research.

Mas alguns concorrentes de Reino Unido, França, Alemanha e EUA dizem que as mudanças do Google não vão longe o suficiente, e Vestager disse estar ciente de tais queixas.

(Por Jason Hovet)