Milhares de hondurenhos furam cerco policial na Guatemala e entram no México

Milhares de hondurenhos furam cerco policial na Guatemala e entram no México

GERAL -   

Tecun Uman (Guatemala), 19 out (EFE).- Milhares de imigrantes de Honduras, da caravana que saiu no sábado da cidade de San Pedro Sula, ultrapassaram o cerco policial feito em Tecun Uman, em um ponto da fronteira entre Guatemala e México, e entraram no território mexicano nesta sexta-feira.

Cerca de 3 mil homens, mulheres e crianças saíram ontem do Parque de Tecun Uman, no departamento de San Marcos, rumo à fronteira, que tinha uma grande presença militar do lado da Guatemala. Depois de momentos de tensão, por causa da aglomeração e do enorme calor, a multidão furou o cordão policial e seguiu pela diante do olhar passivo dos agentes.

Agora, a caravana se dispersa pelo território mexicano com o objetivo de chegar aos Estados Unidos.

Desde 14 de outubro, um dia depois de o grupo sair da cidade de San Pedro Sula, a Cruz Vermelha atendeu 768 pessoas. Os hondurenhos seguem firmes no desejo chegar aos Estados Unidos, apesar de presidente americano, Donald Trump, ameaçar fechar a fronteira sul do país com o México se a caravana continuar o percurso e afirmar que cortaria a ajuda a Honduras, El Salvador e Guatemala.