Onze civis morrem em explosão de mina em estrada no Afeganistão

Onze civis morrem em explosão de mina em estrada no Afeganistão

GERAL -   

Cabul, 21 out (EFE).- Pelo menos 11 civis membros de uma mesma família, entre eles seis crianças, morreram neste domingo após a explosão de uma mina ativada durante a passagem do carro no qual viajavam na instável província de Nangarhar, no leste do Afeganistão.

O incidente aconteceu por volta das 11h (horário local, 3h30 em Brasília), no distrito de Achin, afirmou à Agência Efe o porta-voz do governador de Nangarhar, Attaullah Khogyanai, em um fim de semana de eleições parlamentares no Afeganistão.

"O carro particular repleto de civis foi atingido por uma bomba de estrada e infelizmente na explosão morreram 11 civis, incluindo seis crianças e uma mulher", detalhou Khogyanai.

O governador de Nangarhar, Hayatullah Hayat, condenou em comunicado o atentado e afirmou que todas as vítimas eram civis membros da mesma família.

Segundo o comunicado, a bomba foi colocada por "inimigos da paz e do povo", uma referência habitual aos grupos insurgentes ativos no Afeganistão, sobretudo os talibãs e o grupo jihadista Estado Islâmico (EI), que têm seu reduto afegão em Nangarhar.

Nenhum grupo reivindicou o atentado, que aconteceu apenas dois dias depois de os talibãs advertirem aos civis que, para sua segurança, não deviam deixar suas casas durante a dia de votação no sábado no Afeganistão e que foi estendido em alguns colégios eleitorais neste domingo.