Trump retirará EUA de acordo nuclear com Rússia

Trump retirará EUA de acordo nuclear com Rússia

GERAL -   

WASHINGTON, 21 OUT (ANSA) - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou ontem (20) que retirará o país de um tratado de armas nucleares assinado com a Rússia na época da Guerra Fria. O republicano alegou que Moscou tem violado o acordo há anos.   

Chamado de Tratado de Forças Nucleares de Alcance Intermediário (INF, na sigla em inglês), o acordo foi assinado em 1987 pelos então presidentes Ronald Reagan, dos EUA, e Mikhail Gorbachev, da Rússia. "A Rússia não respeitou o acordo. Portanto, iremos encerrá-lo e desenvolver estas armas", anunciou Trump em um evento em Elko, Nevada. "Não iremos deixar que violem o tratado e fabriquem estas armas, sendo que a nós isso não é permitido", criticou. Trump se queixa, principalmente, do sistema russo de mísseis 9M729, que supera 500 km de alcance, de acordo com as autoridades americanas.   

O tratado proíbe justamente o uso de mísseis de 500 km a 5 mil km de alcance. Naquela época, o acordo permitiu encerrar uma tensão com a Rússia, que colocava mísseis SS-20 apontados para capitais ocidentais. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br .