Ministros de Interior e Justiça do Mercosul assinam acordos em Montevidéu

Ministros de Interior e Justiça do Mercosul assinam acordos em Montevidéu

GERAL -   

Montevidéu, 9 nov (EFE).- Ministros de Interior, Segurança e Justiça do Mercosul e de Estados associados se reuniram nesta sexta-feira, a portas fechadas, em um hotel em Montevidéu, onde trocaram informações e assinaram acordos de cooperação nestas matérias relacionado às suas respectivas pastas.

Nesse sentido, os documentos assinados por estas autoridades estabeleciam um aumento do fluxo do Sistema de Troca de Informação de Segurança do Mercosul (Sisme), de acordo com a legislação interna de cada país, segundo detalhou o Ministério do Interior do Uruguai.

Além disso, também levaram a consideração um acordo de mecanismos sobre troca de informação migratória no bloco sul-americano.

Além disso, o Brasil apresentou uma proposta em matéria de segurança fronteiriça que procura aumentar a cooperação e assistência mútua entre as polícias em zonas limítrofes, que será estudado por uma comissão técnica e avaliado depois que o Uruguai repassar a presidência temporária do bloco à Argentina no próximo mês de dezembro.

Por sua parte, a Argentina realizou uma exposição sobre os desafios enfrentados pelos países quanto à segurança das hidrovias e solicitou aos demais ministérios apoio para reduzir o crime organizado neste âmbito.