Colorado elege primeiro governador abertamente gay dos EUA

Colorado elege primeiro governador abertamente gay dos EUA

GERAL -   

Democrata Jared Polis faz história no estado do Oeste americano. Ele também foi o primeiro homem abertamente homossexual a ser eleito para a Câmara dos Representantes, há dez anos.O democrata Jared Polis tornou-se o primeiro homem abertamente gay a ser eleito governador nos Estados Unidos, após as eleições desta terça-feira (06/11).

Polis derrotou o republicano Walker Stapleton na disputa para suceder ao atual governador, o democrata John Hickenlooper. Apesar de ser considerado um swing state – estado em que o governo se alterna entre os partidos Republicano e Democrata –, o Colorado não tinha um governador republicano desde 2007.

Além do pioneirismo como governador, Polis já havia sido o primeiro homem abertamente gay a ser eleito para a Câmara dos Representantes, em 2008, onde permaneceria por cinco mandatos. Pouco depois de assumir o cargo no Congresso, ele e o parceiro, Marlon Reis, escreveram em artigo publicado pela CNN sobre sua experiência no Legislativo como um casal do mesmo sexo.

Polis tem dois filhos com seu parceiro de longa data e nunca escondeu sua orientação sexual durante a campanha, sinalizando uma mudança de mentalidade no Colorado, estado antes conhecido por seu conservadorismo em relação à comunidade LGBT.

O governador eleito centrou sua campanha em temas como acesso universal à saúde, energia renovável e educação infantil pública. Ele prometeu se opor aos esforços do presidente Donald Trump para reverter a Lei de Proteção e Cuidado ao Paciente, conhecida como Obamacare.

Além de Polis, outros candidatos LGBT concorreram aos governos dos 36 estados em disputa neste ano. Em Vermont, a democrata Christine Hallquist não conseguiu o feito de se tornar a primeira pessoa abertamente transgênero a governar um estado americano. O atual governador republicano, Phil Scott, foi reeleito.

A democrata Lupe Valdez, uma das primeiras xerifes latinas e uma das primeiras pessoas LGBT a ter um cargo eletivo no país, perdeu a disputa pelo governo do Texas para o republicano Greg Abott.

Kate Brown, governadora do Oregon desde 2015, já é a primeira pessoa abertamente LGBT a comandar um estado dos EUA. Ela se identifica como bissexual. E o ex-governador de Nova Jersey Jim McGreevey revelou ser gay antes de renunciar ao cargo, no início dos anos 2000.

LPF/ap/rtr/ots

______________

A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas. Siga-nos no Facebook | Twitter | YouTube

| WhatsApp | App | Instagram | Newsletter