topo JF - Agência e Clipping de Notícias

 

 

 

06/06/2017 às 05:54
Chuvas castigam regiões de Santa Catarina e Rio Grande do Sul

 

Em Rio do Sul, no Alto Vale do Itajaí, a cheia atinge 18 dos 25 bairros.

Rio Uruguai está quase 12 metros acima do nível normal e continua subindo.

 

Depois de um fim de semana de tempo nublado, voltou a chover forte em parte do sul do país. Oitenta e uma cidades do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina decretaram situação de emergência.

Em Rio do Sul, no Alto Vale do Itajaí, a cheia atinge 18 dos 25 bairros da cidade. O comércio do centro fechou as portas. Os bombeiros usaram barcos para percorrer as ruas alagadas. Paravam de casa em casa para ajudar moradores que precisavam salvar seus pertences. 

O bairro Canoas foi um dos mais atingidos. Ainda de madrugada, o rio estava com oito metros, e as ruas ainda estavam secas. Então, o rio começou a subir cerca de 10 centímetros por hora. Pela manhã, estava tudo alagado. As pessoas começaram a tirar as coisas de casa e agora o rio está com mais de 10 metros de altura. 

A maior parte dos moradores das áreas ameaçadas preferiu antecipar a saída. Foi que o que fez a dona Zeni. “Tivemos que sair. A Defesa Civil esteve lá, disse que a gente tinha que sair porque ia dar uma enchente muito grande“, disse a comerciante Zeni Sousa.

Vinte abrigos foram abertos para receber os quase 800 desabrigados até agora. O rio Itajaí-Açu continua subindo

Em Lages, na Serra Catarinense, de domingo (4) para segunda (5), choveu mais do que o esperado para o mês inteiro. Os dois rios que cortam a cidade transbordaram. A água subiu muito rápido e os moradores não tiveram tempo de salvar nada. Por causa das cheias, as aulas foram suspensas em 33 cidades de Santa Catarina. 

 

No Rio Grande do Sul, a cidade mais atingida pela enchente é Uruguaiana, na fronteira com a Argentina. O Rio Uruguai está quase 12 metros acima do nível normal e continua subindo. Em todo o estado, a chuva já tirou de casa mais de 5 mil pessoas.

Loading...


 

Loading...
 

 

Cadastre seu e-mail e receba nossos boletins diários:

 

 

 

 

Leitores On Line