topo JF - Agência e Clipping de Notícias

 

 

 

27/06/2017 às 18:28
Após liberação de doses, aumenta procura por vacina contra a gripe

Em Americana, 3.461 doses sobraram da campanha e agora serão distribuídas para toda a população

Com a liberação das doses da vacina contra a gripe para a população em geral em Americana, a procura pelas doses aumentou nos postos de saúde, nesta segunda-feira. A campanha para o público-alvo se encerrou na sexta-feira e 3.461 doses sobraram – a estimativa da Vigilância Epidemiológica era que ficassem duas mil em estoque. Nas demais cidades da RPT (Região do Polo Têxtil), a vacinação foi prorrogada até o dia 7 de julho, e continua disponível apenas para os públicos-alvo.

 

O movimento na UBS (Unidade Básica de Saúde) São Domingos foi intenso no período da manhã desta segunda, de acordo com a técnica em enfermagem Bruna Weissinger. “A procura dobrou em relação ao que a gente atendia. Nós aplicávamos 30 doses, mas hoje (segunda-feira) foram 60”, disse. A auxiliar de enfermagem da mesma unidade, Carla Peghim Carbinatto afirmou que no início da campanha eram aplicadas em média 70 doses por dia, mas que ao longo das semanas a procura foi caindo. “Quem vinha perguntar da vacina eram pessoas de fora do público-alvo”, disse.

 

Na UBS do Parque da Liberdade, a estimativa das funcionárias é que o aumento na procura nessa segunda-feira tenha sido de 60% em relação à semana passada.

 

 

Vacina em Americana passou a ser distribuída a todas as pessoas deste esta segunda-feira

A enfermeira chefe da UBS Nações, Mariah Alsalone disse que estavam sendo aplicadas apenas 15 doses por dia ao longo da campanha. Nesta segunda-feira, o movimento aumentou, e a unidade aplicou 50 vacinas em pessoas que não fazem parte dos grupos de risco. “Como haviam anunciado que ia encerrar a vacinação na semana passada, muita gente acabou vindo na sexta-feira, mas este ano está bem devagar a procura”, disse Mariah. O perfil de pacientes procurando a vacina, de acordo com ela, são mulheres adultas levando filhos pequenos ou adolescentes.

 

Esse é o caso da auxiliar administrativa Nauli Eliana Decufa, que levou a filha Gabriela, de 12 anos, até a UBS do São Domingos. “Desde 2010 eu tomo a vacina, espero liberar para todo mundo porque não faço parte de nenhum grupo de risco. Só em 2014 não consegui tomar, mas eu percebi que fico bem menos gripada quando me vacino”, disse Nauli.

 

Segundo a Secretaria de Saúde de Americana, foram aplicadas 641 doses nesta segunda-feira. As unidades com maior procura foram a UBS Jaguari (130 vacinas), UBS Jardim Ipiranga (110 vacinas) e UBS São Vito (100 vacinas).

 

Prorrogação

Em Hortolândia, Nova Odessa, Santa Bárbara d’Oeste e Sumaré, a campanha foi prorrogada até o dia 7 de julho. As doses nesses municípios continuam disponíveis apenas para as pessoas que fazem parte do público-alvo. Até o momento, foram aplicadas 138 mil doses nos grupos prioritários em toda a RPT, o que representa 79% de cobertura – a meta do Ministério da Saúde era alcançar 90%.

Loading...


 

Loading...
 

 

Cadastre seu e-mail e receba nossos boletins diários:

 

 

 

 

Leitores On Line