topo JF - Agência e Clipping de Notícias

 

 

 

05/06/2017 às 05:53
Guerra do Contestado é exposta no Museu da Justiça de SC
 
Guerra do Contestado é exposta no Museu da Justiça de SC

O presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Torres Marques, prorrogou a exposição “A máquina, a terra, a luta: 100 anos do fim da Guerra do Contestado“, atração do momento no Museu do Judiciário, que agora se estenderá até o próximo dia 1º de setembro. A intenção com a medida é permitir a visitação da mostra pelo maior número possível de pessoas, especialmente alunos das instituições de ensino públicas e privadas de Santa Catarina.

Até o último dia 17 de maio, mais de mil pessoas já haviam visitado o museu do TJ para conferir a exposição. Somente no próximo mês de junho já existem mais de 10 turmas do Instituto Estadual de Educação interessadas em visitar o museu. A exposição foi aberta em 5 de dezembro do ano passado, com previsão inicial de encerramento para 31 de março, e posteriormente estendida para 2 de junho.

São expostos recursos da literatura, fotografias, documentários/cinema, objetos tridimensionais e processos judiciais relacionados ao conflito. Grande parte das fotografias utilizadas na exposição são pertencem ao riquíssimo acervo do fotógrafo sueco Claro Jansson, gentilmente cedidas pela historiadora Rosa Maria Tesser. Jansson retratou momentos marcantes da Guerra do Contestado.

Além disso, há uma sala de vídeo onde são apresentados documentários e curtas-metragens a respeito do conflito. A exposição tem o apoio de outros museus catarinenses como o Museu do Contestado, de Caçador, Museu do Jagunço, de Fraiburgo e Museu de Armas Major Lara Ribas, da Capital. A intenção da curadoria do evento, exercida pelo servidor e historiador Adelson André Brüggemann, é tocar os sentidos dos visitantes para reflexão a respeito de tão grande conflito armado em nosso Estado.

Evento

Exposição “A máquina, a terra, a luta: 100 anos do fim da Guerra do Contestado

Local

Museu do Judiciário, Tribunal de Justiça de Santa Catarina, rua Álvaro Mullen da Silveira, 208, Centro

Horário

Segunda a sexta-feira, das 12 às 19 horas, até 1º de setembro de 2017.Resultado de imagem para guerra do contestadoResultado de imagem para museu do judiciário de santa catarinaResultado de imagem para museu do judiciário de santa catarina

Notícia Os Dias

Loading...


 

Loading...
 

 

Cadastre seu e-mail e receba nossos boletins diários:

 

 

 

 

Leitores On Line