topo JF - Agência e Clipping de Notícias

 

 

 

05/06/2017 às 06:55
Chuva forte volta a atingir SC e agrava situação de Lages, na Serra

 

Às 21h o Rio Carahá estava 5,7 metros acima do nível normal, informou a prefeitura. Aulas da rede pública estão suspensas nesta segunda (5).

Chuva forte deixou ruas alagadas em Lages neste domingo (4) (Foto: Wilson Pereira)

Voltou a chover forte neste domingo (4) em Santa Catarina. De acordo com o monitoramento da Defesa Civil estadual, municípios da Serra como Lages, Bocaína do Sul, São José do Cerrito, Rio Rufino e Otacílio Costa registraram volumes elevados até o início da noite, com alto risco de deslizamentos com o solo já saturado pelo acúmulo de chuva da última semana.

Em Lages, foram registrados alagamentos, deslizamentos e famílias ilhadas. As aulas na rede pública estão suspensas nesta segunda (5).

O Rio Carahá, transbordou em alguns pontos, o que impediu a passagem de veículos na Avenida Belizário Ramos. Às 21h o rio estava 5,7 metros acima do nível normal, informou a prefeitura. Também foi registrada a queda de uma árvore dentro do rio.

Segundo a prefeitura, a chuva agravou a situação de bairros já afetados por alagamentos. Em 24h a chuva acumulada em Lages chegou a 98 mm, segundo a prefeitura.

Um relatório preliminar indicava mais de 46 bairros atingidos, com Passo Fundo, Santo Antônio, São Vicente, Dom Daniel, Sagrado Coração de Jesus e Ferrovia entre os mais afetados. Além dos três abrigos montados em Lages, com 75 pessoas, foram abertos outros dois à noite: o Pinheirinho, na BR-282, e no Caic Irmã Dulce, no bairro Guarujá.

Ajuda a famílias

No bairro Passo Fundo, foi preciso desligar a energia elétrica. Entre os moradores ilhados estavam uma família, que não tinha como sair de casa por estar com uma criança com deficiência, e uma idosa de 82 anos com dificuldades para se locomover.

Ao menos seis barcos - da Defesa Civil, dos Bombeiros e da Polícia Ambiental - foram disponibilizados para socorrer os moradores.

Nas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul, a previsão era de que a chuva chegasse a 80 mm, informou a Defesa Civil.

Loading...


 

Loading...
 

 

Cadastre seu e-mail e receba nossos boletins diários:

 

 

 

 

Leitores On Line