topo JF - Agência e Clipping de Notícias

 

 

 

05/06/2017 às 07:39
Quatro países árabes cortam relações diplomáticas com o Qatar

 

Quatro nações árabes cortaram relações diplomáticas com o Qatar na manhã desta segunda-feira (5), aprofundando a rachadura entre os países do Golfo Pérsico.

 

Bahrein, Egito, Arábia Saudita e os Emirados Árabes Unidos anunciaram que irão retirar suas equipes diplomáticas do Qatar, um país rico em gás natural que sediará a Copa do Mundo de 2022 e que abriga uma enorme base militar americana. Os diplomatas do Qatar também serão retirados dos territórios destes países.

 

O grupo de países árabes acusa o governo do Qatar de apoio a grupos extremistas islâmicos e condenam a relação muito próxima do país com o Irã.

 

O ministro de Relações Exteriores do Qatar afirmou que não há "justificativa legítima" destes países para a decisão, e que seus cidadãos não serão afetados por esta "violação de soberania".

 

As quatro nações árabes anunciaram que planejam cortar tráfego aéreo e marítimo no país. A Arábia Saudita confirmou que irá fechar sua fronteira por terra com o vizinho. Não está ainda claro como a decisão pode afetar a operação da Qatar Airways, uma das maiores companhias aéreas da região e que costuma voar sobre o espaço aéreo saudita.

 

Já a Etihad, companhia baseada em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes, afirmou que irá suspender os voos para o Qatar já partir desta terça-feira. 

Loading...


 

Loading...
 

 

Cadastre seu e-mail e receba nossos boletins diários:

 

 

 

 

Leitores On Line