Foto: Lucas Correia / Agencia RBS

Pela 9ª leitura consecutiva, o Itajaí-Açu registrou aumento no nível em Blumenau. Às 6h, depois de já ter subido 70 centímetros desde as 22h de ontem, o rio chegou à marca de 8,39 metros, mesmo sem chuva considerável nas últimas horas. O índice está dentro do que o Ceops imaginou para o início da manhã e a elevação (de apenas 4 centímetros), foi a menor nas últimas oito horas. 

Logo mais, às 7h, está agendada na prefeitura uma reunião do Grupo de Resposta e Ações Coordenadas (Grac), quando deve haver definições sobre a estratégia que o município vai tomar para esta terça e também quarta-feira.

Em Ituporanga, a água segue passando sobre a barragem. Já em Taió, a estrutura está 86,5% cheia. Em ambos os casos todas as comportas estão fechadas. 

Para esta terça-feira, a previsão de tempo instável se mantém. Em Blumenau a garoa predominará durante o dia, porém à noite a formação de um cavado – área alongada de baixa pressão – aumenta a probabilidade de chuva mais forte

Amanhã, o mau tempo prevalece novamente, com possibilidade de pancadas de chuva com trovoadas. A mínima fica em 17 ºC e a máxima em 24 ºC. Aberturas mais constantes de sol? Conforme o AlertaBlu, somente na quinta-feira.