topo JF - Agência e Clipping de Notícias

 

 

 

27/06/2017 às 17:52
`Bild` reacende polémica sobre corrupção na atribuição do Mundial ao Qatar

 

O jornal alemão Bild garante que teve acesso ao relatório completo elaborado por Michael Garcia sobre alegada corrupção no processo de atribuição da organização do Campeonato do Mundo de 2022 ao Qatar.

 

Pressionada pelas notícias sobre alegados favorecimentos na atribuição da organização dos mundiais de 2018 e 2022 à Rússia e Qatar, respetivamente, a FIFA pediu Michel Garcia que fizesse uma investigação independente.

 

Em 2014, o advogado norte-americano apresentou um relatório de 403 páginas mas os executivos da FIFA concordaram publicar «uma versão legal apropriada» de apenas 42 páginas. Versão essa que ilibava o Qatar das alegadas acusações de corrupção. 

 

Na sequência desta decisão, Michel Garcia acabou por pedir a demissão do cargo de investigador de ética do organismo.

 

Agora, o Bild revelou que teve acesso ao relatório completo e que vai publicar, esta terça-feira, todos os detalhes da investigação de Michel Garcia. Deixou, porém, no site algumas revelações. 

 

Destacam-se: um depósito de 2 milhões de euros na conta da filha de 10 anos de um representante da FIFA; uma viagem de membros executivos da FIFA ao Rio de Janeiro num jato privado da federação do Qatar; e dados que implicam «de forma decisiva» a Academia Aspire na «manipulação de membros da FIFA que tinham direito de voto».

Loading...


 

Loading...
 

 

Cadastre seu e-mail e receba nossos boletins diários:

 

 

 

 

Leitores On Line