• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Dezembro Laranja alerta para proteção dos olhos durante exposição solar intensa

Com a chegada do calor intenso, a proteção solar torna-se uma prioridade para preservar a saúde da pele, evitando queimaduras e o risco de câncer. Contudo, a atenção não deve se limitar à pele, pois os olhos também são suscetíveis aos danos causados pelo excesso de exposição solar. É nesse contexto que a campanha Dezembro Laranja destaca a importância de cuidar da saúde ocular e alerta para os potenciais problemas oftalmológicos associados à exposição solar.

O Dr. Airton Ramos, oftalmologista e presidente da Sociedade Catarinense de Oftalmologia, ressalta que a região ao redor dos olhos, especialmente as pálpebras, é a parte mais sensível do rosto e requer proteção adequada. Assim como a pele deve ser protegida com filtro solar, os olhos também necessitam de cuidados especiais, como o uso de óculos de sol que filtram não apenas a claridade, mas também os raios UVA e UVB.

Ramos destaca que a falta de proteção ocular durante a exposição solar pode resultar em queimaduras oculares, levando a degenerações e desnaturações nas células da córnea. Além disso, a exposição constante ao sol pode causar problemas mais sérios, como a pterígio, uma hiperplasia da pele que se assemelha a um calo e pode afetar a córnea, gerando desconforto, irritação e até mesmo alterações na visão.

Entre os danos mais frequentes associados à exposição solar intensa estão as maculopatias, que ocorrem devido à queimadura na mácula, uma área na retina responsável pela nitidez da visão. A prática de leitura ao sol, sem a devida proteção, pode resultar em danos à mácula, levando à diminuição da visão.

O presidente da Sociedade Catarinense de Oftalmologia faz um alerta especial para aqueles que frequentam a praia, não utilizam óculos de sol e realizam leituras sob o sol. O reflexo solar nas letras e no fundo do olho pode desencadear maculopatias, enfatizando a importância de proteger os olhos tanto quanto a pele.

Dentre as medidas preventivas, o Dr. Airton Ramos destaca a importância de evitar olhar diretamente para o sol e sugere o uso de óculos de sol com proteção ultravioleta, bem como o uso de chapéus para reduzir a incidência de raios ultravioletas nos olhos. Ele enfatiza que esses cuidados são especialmente cruciais durante os horários de maior exposição solar, entre as 10h e as 15h.

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.
 
 
  • New Page 1