Domingo tem edição especial da Feira da Freguesia em São José

A Feira da Freguesia vai comemorar o aniversário de 4 anos neste domingo (12) com uma programação especial, das 11h às 19h, que também festejará o Dia dos Pais. O evento cultural realizado pela Prefeitura de São José, por meio da Fundação Municipal de Cultura e Turismo, chega a sua 44ª edição com uma grande festa, com muita música, arte, gastronomia e atrações diferenciadas para toda a comunidade no Centro Histórico de São José.

A primeira edição da Feira da Freguesia foi realizada em agosto de 2014 e, de lá pra cá, os moradores e visitantes de São José ganharam um novo espaço cultural, onde o convívio entre as famílias virou tradição. “Hoje, após quatro anos do nascimento da Feira da Freguesia, sentimos muita alegria e orgulho por apostarmos em uma ideia que deu certo, possibilitando que a nossa cultura e a tradição voltassem a ser cultivadas e valorizadas pela comunidade, além de transformar o Centro Histórico em espaço importante de convívio para as famílias”, lembra a prefeita Adeliana Dal Pont.

Durante a edição especial de aniversário da Feira da Freguesia, que também celebrará o Dia dos Pais, os visitantes poderão contribuir com a Campanha do Agasalho, doando roupas, cobertas, calçados e outros artigos que serão entregues pela FMCT para famílias e indivíduos carentes do município. As doações serão recebidas das 11h às 19h, na Biblioteca Pública Municipal.

No Museu Histórico Municipal o público poderá conhecer o Projeto AudioGuias – Experiências de Visita para todos, realizada por meio de um aparelho que conduz as visitas guiadas em idiomas diferentes e contempla pessoas com deficiência auditiva e visual. No mesmo local, das 11h às 19h, a Exposição “Padroeiros – 270 anos de Fé” é outra opção cultural para os visitantes. O projeto Bem Estar também estará presente na edição especial com aulas de Reiki e Arteterapia.

Das 11h às 18h, na Casa da Cultura Nésia Melo da Silveira, a Taberna dos Heróis com Jogos de Tabuleiros é opção de diversão aberta a todos. No mesmo horário, na Igreja Matriz de São José, o público poderá participar de uma visita pelo interior da Capela, para conhecer as instalações históricas do local.

Na Praça Hercílio Luz os personagens Zefa e Tanhota estarão presentes trazendo alegria e diversão ao público, assim como a personagem mascote da feira Josefina que estará entretendo o público, com o Momento Lamb Lamb. A equipe do Horto Florestal também estará na praça realizando a doação de mudas de árvores nativas da região.

Na Biblioteca Municipal, uma Oficina de Origami promete entreter os visitantes com atividade interativa a partir das 16h. Já o público infantil poderá curtir uma sessão de Contação de História com Angela Gonçalves no local. No Beco da Carioca, às 16h, a equipe da Tai Chi Escola Pa Kua Kobrasol promoverá atividades durante o evento.

No palco a programação cultural e musical começa a partir das 11h com a Banda Musical Asas do Ipiranga e, na sequencia, atrações como o grupo Central da Dança, Teatro Branca de neve – Hello Heroes Personagens Vivos, Dança de Salão com os professores Marissandro e Geovana, Boi de Mamão, Banda Marcial 14ª Brigada de Infantaria Motorizada – “Brigada Silva Paes”, e Pocket Show de manipulação de bonecos com Nériton Martins. Já no Coreto da praça, a programação fica por conta do Dj Hudson às 12h e às 18h com a Banda UnderCovers.

A Feira da Freguesia é promovida pela Prefeitura de São José, por meio da Fundação Municipal de Cultura e Turismo, sempre no segundo domingo do mês, no Centro Histórico de São José, para aproximar a população da arte, da cultura e das tradições açorianas. Em caso de chuva, a programação poderá ser cancelada. 

Programação

11h às 19h – Campanha do Agasalho

Local: Biblioteca Municipal

 

11h às 18h – AudioGuias – Experiências de Visitas para todos

Local: Museu Histórico Municipal

 

11h às 19h – Exposição Casa da Cultura Nésia Melo da Silveira

Local: Casa da Cultura Nésia Melo da Silveira

 

13h às 17h – Doação de Mudas do Horto Florestal

Local: Praça Hercílio Luz

 

11h às 19h – Exposição “Padroeiros – 270 anos de Fé”

Local: Museu Histórico Municipal

 

11h às 18h – Visitação na Igreja Matriz de São José

 

11h às 18h – Taberna dos Heróis com Jogos de Tabuleiros

Local: Casa da Cultura Nésia Melo da Silveira

 

14h às 18h – Projeto Bem Estar – Reiki

Local: Museu Histórico Municipal

 

14h às 18h – Projeto Bem Estar – Arteterapia

Local: Museu Histórico Municipal

 

11h – Banda Musical Asas do Ipiranga

Local: Palco

 

12h – Dj Hudson – MPB

Local: Coreto

 

13h – Central da Dança

Local: Palco

 

13h30 – Intervenção Zefa e Tanhota

Local: Praça Hercílio Luz

 

14h – Teatro Branca de Neve – Hello Heroes Personagens Vivos

Local: Palco

 

14h45 – Dança de Salão com os professores Marissandro e Geovana

Local: Palco

 

15h – Boi de Mamão

Local: Palco

 

16h – Momento Lamb Lamb com a Josefina

Local: Praça Hercílio Luz

 

16h – Tai Chi Escola Pa Kua Kobrasol

Local: Beco da Carioca

 

16h – Oficina de Origami

Local: Biblioteca Municipal

 

16h15 – Banda Marcial 14ª Brigada de Infantaria Motorizada – “Brigada Silva Paes”

Local: Palco

 

16h30 – Contação de História com Angela Gonçalves

Local: Biblioteca Municipal

 

17h – Pocket Show de manipulação de bonecos com Nériton Martins

Local: Palco

 

18h – Banda UnderCovers

Local: Coreto

 


Fonte: Floripa News