Eventos irão debater os transtornos mentais
topo Leitores On Line

Eventos irão debater os transtornos mentais

Os transtornos mentais serão objeto de discussão de dois eventos que acontecerão hoje e amanhã na Universidade de Fortaleza: o III Colóquio Internacional sobre a Clínica Humanista Fenomenológica e o V Colóquio Nacional sobre a Clínica Humanista Fenomenológica.

A programação dos eventos, organizados pelo Laboratório de Psicopatologia e Clínica Humanista Fenomenológica (Apheto), do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Unifor, prevê ainda o lançamento do livro "Psicopatologia Fenomenológica Revisitada". A publicação é dos professores da Unifor, Lucas Bloc e Virgínia Moreira, com textos inéditos no Brasil do neuropsiquiatra francês Arthur Tatossian, falecido em 1995 e considerado um dos principais representantes da psiquiatria contemporânea.

Tatossian, segundo a professora Virgínia Moreira, será, inclusive, o tema principal dos dois eventos, "exatamente pelas contribuições imensuráveis para o campo da psicopatologia fenomenológica, sendo um dos principais autores estudados pelos alunos de iniciação científica, mestrado e doutorado do Apheto". Coordenado pelos professores Anna Karynne Melo, Georges Boris e Virgínia Moreira, o laboratório da Unifor é referência internacional em pesquisa dos transtornos mentais, como esquizofrenia, depressão, transtorno bipolar e distúrbios alimentares, entre outros.

Pesquisa

O trabalho desenvolvido pelo Apheto há 16 anos tornou os colóquios, que acontecem a cada dois anos na Unifor, referências no Brasil e no exterior. "Exatamente por contribuírem com estudos em uma área tão carente de pesquisas como a psicopatologia fenomenológica", complementa Virgínia Moreira.

Os transtornos mentais constituem um dos mais graves problemas de saúde pública em todo o mundo, atraindo a atenção de diversos pesquisadores e estudiosos da área. A professora Virgínia Moreira frisa que, no mundo atual, eles são muitas vezes agravados pelo estilo de vida das pessoas, pressões políticas, competição, ansiedade e até mesmo medo com a falta de segurança pública. Pelas suas pesquisas na área, a professora Virgínia Moreira foi convidada para proferir palestra sobre "Fenomenologia do Corpo Próprio em Psicopatologia" na 18ª Conferência Internacional de Filosofia, Psiquiatria e Psicologia, que acontecerá de 3 a 5 de novembro, em São Paulo. Na conferência, também será realizado o lançamento do livro "Psicopatologia Fenomenológica Revisitada".

Durante os eventos, convidados nacionais e internacionais farão conferências sobre a Psicopatologia Fenomenológica. Dentre eles, os professores Lucas Bloc (França e Apheto/Unifor), Mônica Botelho Alvim (UFRJ), Salvador Moreno (México) e Tudi Gozé (França). Nesta edição, as discussões propostas terão como objetivo expor e dialogar com a comunidade acadêmica sobre as contribuições da Psicopatologia Fenomenológica como campo de saber que possibilita a discussão de patologias como a esquizofrenia, a depressão e o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e outros.

O evento será no auditório da Biblioteca Central, é gratuito e as inscrições ocorrem no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Unifor, na sala N13.

Mais informações:

Orientações sobre inscrições

Ou a programação do evento podem ser obtidas na página

Do evento, disponível no www.Facebook.Com/apheto2015

Fonte: diariodonordeste

Loading...
Loading...

Cadastre seu e-mail e receba nossos boletins diários:

ASSINATURA JORNAL FLORIPA
Leitores On Line