Alunos da rede municipal participam da abertura de Jogos Indígenas em Biguaçu

A assessoria de imprensa da prefeitura de Biguaçu noticiou: “Alunos do CEIM Páscoa Régis Mendes participaram na manhã desta quarta-feira (24/04) da abertura dos Jogos Tradicionais TchondaroVy’a, evento promovido pela Aldeia Yynn Moroti Wherá, da Terra Indígena M’Biguaçu, situada em São Miguel. Os jogos integram a programação da Semana Cultural, realizada anualmente e que está inserida no calendário oficial do município.

O prefeito Ramon Wollinger participou da cerimônia que reuniu integrantes das aldeias Mybaroka, do Amaral; Yguá Porã, do Amancio e Itanhaem, do Morro da Palha; todas comunidades do interior do município e da aldeia Yakã Porã, de Palhoça.

Durante o tempo que permaneceram na aldeia, os alunos cantaram, dançaram com as crianças da Escola Indígena e aprenderam sobre os costumes da comunidade.

“É com alegria que retorno à aldeia M’Biguaçu para participar destas atividades que mantém viva a tradição e os costumes indígenas aqui na nossa cidade, hoje com a participação das crianças da nossa rede municipal de ensino que vivenciam o que geralmente aprendem apenas pelos livros e na sala de aula”, comentou o prefeito.

Para o cacique da Aldeia M’Biguaçu, Hyral Moreira, Karaí Djukadju, em Guarani, “a semana cultural é uma forma de mostrarmos à sociedade que existem comunidades indígenas e uma cultura muito bonita que às vezes é desconhecida“.

 

Prefeito Ramon também esteve na cerimônia (Foto Paulo Rodrigo Ferreira – DICOM PMB)

 

Alunos da rede municipal estiveram na abertura dos Jogos Indígenas (Foto Paulo Rodrigo Ferreira – DICOM PMB)

https://chat.whatsapp.com/FPjwOITgOdo9LQnZAJprNs

Clique no link acima e receba gratuitamente notícias do JBFOCO regional. Nesse grupo não existe interação. Somente recebimento de matérias jornalísticas de Biguaçu, Antônio Carlos, Governador Celso Ramos e região.

The post Alunos da rede municipal participam da abertura de Jogos Indígenas em Biguaçu appeared first on Jornal Biguaçu em Foco.

Fonte: jbfoco