• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Brusque decreta situação de emergência por causa da dengue

dengue

Brusque decretou situação de emergência em saúde pública devido à epidemia de dengue. O documento, emitido em 12 de março, considera que o município está infestado pelo mosquito Aedes aegypti e ressalta o decreto estadual de 22 de fevereiro, que declara situação de emergência em todo o território catarinense.

Além disso, o decreto regulamenta procedimentos de intervenção sanitária na cidade. Portanto, diversas ações passam a ser autorizadas, como a contratação por tempo determinado de pessoal necessário, independentemente de processo seletivo público simplificado, e a realização de campanhas educativas e de orientação à população.

Outra ação autorizada é a dispensa de licitação para aquisição de bens e serviços destinados à repressão da situação emergencial, desde que possam ser concluídos no prazo máximo de um ano, contado da data de ocorrência da emergência ou da calamidade, vedada a prorrogação dos contratos.

O município também é autorizado a realizar visitas amplas e antecipadamente comunicadas a todos os imóveis públicos e particulares, ainda que com posse precária, para eliminação do mosquito e de criadouros, em área identificada como potencial possuidora de focos de transmissão.

Portanto, a prefeitura deve realizar a limpeza de terrenos baldios sem muros ou cercas, quando caracterizada situação de abandono, sem prejuízo das penalidades cabíveis e cobrança pela execução do serviço conforme a legislação.

Além disso, o município deve recolher móveis, veículos, sucatas ou qualquer outro material depositado em vias públicas ou áreas comuns, caso sejam identificados como abandonados ou não haja ninguém disponível para removê-los.

O decreto também autoriza os agentes a entrar, inclusive de forma forçada, em imóveis públicos ou privados, residenciais, comerciais ou industriais, independentemente da atividade desenvolvida, quando estes forem considerados abandonados ou não houver ninguém disponível para permitir o acesso do agente público, devidamente designado e identificado, sendo essencial para o controle das doenças.

Primeira morte

Foi confirmado nesta sexta-feira, 15, a primeira morte por dengue em Brusque neste ano. A vítima, um homem de 84 anos, morava no bairro Santa Rita. Ele estava internado na UTI do Hospital Azambuja. A informação foi confirmada pela Diretoria de Vigilância em Saúde.

Segundo a prefeitura, há 350 números de casos de dengue e focos do mosquito Aedes Aegypti no município somente neste ano.

Números em bairros

Conforme o levantamento, as ocorrências estão concentradas no bairro Santa Terezinha, com 50 casos confirmados. Os outros se dividem nos bairros Águas Claras, com dez casos; Azambuja possui sete, Bateas, 18; Cedrinho, dez casos; Cedro Alto, um caso; Centro I, seis casos; Dom Joaquim, 24 casos; Jardim Maluche, cinco casos; Planalto, três; Primeiro de Maio aparece com 14 casos; Rio Branco possui 16 e São João com dois casos.

Os casos seguem: São Luiz, cinco casos; São Pedro, oito casos; Steffen com 16; Guarani, quatro casos; Limoeiro, cinco casos; Nova Brasília, 19; Poço Fundo, dois casos; Santa Luzia, um; Santa Rita, sete; Zantão, três casos; Tomaz Coelho, com sete; Volta Grande 13; Limeira Alta, nove; Limeira Baixa, 49 casos e Cerâmica Reis, com 36 casos.

Os únicos bairros do município que ainda não registraram casos são: Nova Trento, Paquetá, Ponta Russa, Souza Cruz e Centro II.

Não há pacientes internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e há nove pacientes internados em enfermaria hospitalar.

Focos

São 264 focos confirmados no município, espalhados em 25 regiões da cidade.

Os bairros brusquenses com maior taxa incidência são: São Pedro 23 focos; Água Claras 20 focos; Centro II e Limeira com 18 focos cada; Santa Luzia 17 focos; Cedrinho e Dom Joaquim com 14 focos cada; Bateas com 12 focos; Azambuja, Centro I, Guarani e Rio Branco com 11 focos cada; Nova Brasília e Primeiro de Maio com dez focos cada.

A contagem segue com: Souza Cruz e Steffen com nove focos cada; Limoeiro, Santa Rita, São Luiz e Tomaz Coelho com sete focos cada; Jardim Maluche com seis focos; Santa Terezinha e Poço Fundo com quatro focos cada, e Ponta Russa com um foco.

Orientações

Em caso de sintomas de dengue, procure a Unidade Básica de Saúde (UBS) da sua região, para o primeiro atendimento. Após a avaliação será dado o encaminhamento necessário.

Números para denúncias

A Diretoria de Vigilância em Saúde de Brusque, por meio do Programa de Combate a Endemias, também informa o número de telefone para denúncias, pelo WhatsApp, somente em formato de texto, no (47) 98813-0095, ou por ligação, no número 156, da Ouvidoria Municipal.

Alertas sobre casos e focos

Em parceria com a Defesa Civil de Brusque, a Vigilância Sanitária criou um canal de comunicação para a população poder receber alertas de casos e focos de dengue de determinado bairro.

Para receber os alertas, basta cadastrar via SMS ou WhatsApp.

    • Via WhatsApp: adicionar o número (61) 2034-4611, e enviar sua localização;
    • Via SMS: envie seu CEP para 40199.

Leia também:
1. Calor pode trazer picos inéditos em março para Brusque; confira a previsão
2. Homens invadem casa e assaltam família no Souza Cruz, em Brusque
3. Governador vai analisar possibilidade de aumentar limite de velocidade da rodovia Antônio Heil
4. Revitalização do trecho municipal da rodovia Antônio Heil deve ser retomada em breve
5. Programação de Páscoa, evento de moto e mais: confira sete coisas para fazer no fim de semana em Brusque

Assista agora mesmo!

Resgate de criança feita refém pelo próprio pai marca carreira de policial militar em Brusque:
YouTube Video

Siga-nos no Instagram
Entre no canal do Telegram
Siga-nos no Google Notícias

O post Brusque decreta situação de emergência por causa da dengue apareceu primeiro em O Município.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.