Confira dicas de segurança para evitar acidentes com raios

Cerca de 400 postes foram derrubados no Tocantins por fortes temporais desde o final de setembro. O levantamento é da concessionária de energia elétrica Energisa.

Segundo a empresa, nesse período, as rajadas de vento chegaram a 90km por hora, conforme registros do Inpe, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.

Os estragos foram registrados nos municípios de Divinópolis, Palmas, Paraíso e Nova Rosalândia.

De acordo com Alberto Cunha, gerente de Construção e Manutenção da Energisa, durante um temporal é importante a população ficar atenta e tomar algumas medidas para garantir a segurança e evitar perdas materiais dentro de casa.

Sonora Alberto Cunha: Quando estiverem dentro de casa, e começarem as tempestades de raios principalmente, tirar os equipamentos que não estiverem utilizando da tomada. Outra precaução: um raio não entra só pela rede elétrica. Ele pode atingir as antenas de televisão, o fio do telefone, quando o telefone é com fio, então tudo isso é uma fonte que pode entrar um raio para a casa da pessoa. Então é tirar da tomada, desconectar a antena, o telefone, até que a tempestade passe.

Em áreas abertas, a recomendação é procurar um lugar seguro para se abrigar e não ficar próximo a estruturas metálicas, como torres de energia e telefonia, e também embaixo de árvores.

Caso ocorram situações que envolvam a rede elétrica, o consumidor pode entrar em contato com a Energisa por meio do telefone 0800 72 13 330.

 

*estagiária com supervisão de Bianca Paiva

Fonte: Rádio Nacional