Floresta dos Atletas, no Rio, ganha 13 mil mudas plantadas

O Rio de Janeiro concluiu nesta terça-feira o plantio das mais de 13 mil 700 mudas da Floresta dos Atletas, em uma área de cinco hectares no Parque Radical de Deodoro, na zona oeste da cidade.

 

As mudas foram semeadas pelos atletas das 207 nações que participaram da abertura dos Jogos Olímpicos, em 2016, e só começaram a ser plantadas em setembro deste ano, por falta de recursos.

 

Com a conclusão do plantio, passados três anos, a prefeitura cumpre a promessa feita ao mundo, ao vivo, durante cerimônia no Estádio Maracanã.

 

A subsecretária Municipal do Legado Olímpico, Patrícia Amorim, destacou que o compromisso foi cumprido após três anos sem usar recursos públicos.

 

Para investir os R$3 milhões necessários para o plantio das mais de 13 mil mudas, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente utilizou compensações ambientais. Empresas compensam danos da atividade ao meio ambiente, plantando árvores.

 

Atletas brasileiros participaram do plantio junto com quem quisesse colocar a mão na terra.

 

Para o ginasta Diego Hypolito, medalha de prata nas competições de solo de ginástica artística nos Jogos do Rio, a Floresta vai rememorar os momentos olímpicos, além de ser uma importante contribuição para o meio ambiente.

 

As 207 espécies da Mata Atlântica plantadas na floresta resgatam uma área que foi degradada nas últimas décadas.  42 das escolhidas correm algum risco de extinção e 92 possuem frutos que atraem a fauna e podem ser consumidas.

Fonte: Rádio Nacional