Governo conclui obras da BR-163 com inauguração de trecho em Altamira

O governo federal inaugurou nesta sexta-feira (14), em Altamira, no Pará, a pavimentação do trecho que faltava para concluir a BR-163. A rodovia tem 3.579 quilômetros de extensão e corta, pelo interior, o país de Norte a Sul, do município gaúcho Tenente Portela até o paraense Oriximiná.

 

O trecho da via inaugurado nesta sexta tem 57 quilômetros e liga a BR-163 ao Porto de Miritituba, que faz parte de um conjunto de seis portos da Região Norte e um do Nordeste, chamado de Arco Norte.

 

O presidente Jair Bolsonaro esteve na entrega da via e lembrou que a construção da BR-163 começou nos anos de 1970. Bolsonaro acrescentou que o planejamento dessa obra ocorreu em 2018 e que não está preocupado com uma possível reeleição.

 

Um levantamento da Antaq, a Agência Nacional de Transportes Aquaviários, mostra que nos últimos nove anos a exportação de soja e milho foi multiplicada por seis devido aos portos do chamado Arco Norte. São os terminais de Porto Velho, em Rondônia; Miritituba, Barcarena e Santarém, no Pará; Itacoatiara e Manaus, no Amazonas, e Itaqui, no Maranhão.

 

A agência reguladora atribuiu o aumento na movimentação do Arco Norte aos investimentos feitos por meio do PAC, o Programa de Aceleração do Crescimento. De acordo com a Antaq, o PAC ampliou o acesso aos portos com as obras na BR-163, a construção da Ferrovia Carajás, a dragagem de rios e abertura de novos portos.

 

Isso deslocou do Sudeste para o Norte e Nordeste o escoamento da produção, principalmente dos estados de Mato Grosso e Rondônia. Daí a importância da conclusão da BR-163.

 

* Com informações da Agência Brasil.

Com Agências | Rádio Nacional


Outros destaques: