Infográfico: Veja os números do coronavírus em Santa Catarina e no Brasil

Confira no gráfico a progressão dos casos confirmados e mortes do coronavírus registrados no Estado e no Brasil

primeiro caso confirmado do coronavírus (Covid-19) no Brasil, e também no território latino-americano, foi registrado no dia 26 de fevereiro de 2020, na cidade de São Paulo (SP). E a confirmação foi repassada durante coletiva de imprensa do Ministério da Saúde. O caso foi um brasileiro, de 61 anos, que havia voltado recentemente da Itália.

E nos últimos dias do mês de fevereiro o quadro seguiu praticamente igual, e o segundo caso no país foi registrado no dia 29, também em São Paulo. Trata-se de um paciente que, assim como o primeiro infectado, esteve recentemente na Itália.

Já em Santa Catarina, os dois primeiros casos confirmados de coronavírus foram divulgados durante coletiva de imprensa com o secretário de Estado da Saúde, Helton de Souza Zeferino, na tarde da quinta-feira, dia 12 de março. Os casos registrados em Florianópolis foi um homem de 34 anos e uma mulher de 28 anos.

Confira no gráfico abaixo a progressão dos casos confirmados e mortes do coronavírus registrados em Santa Catarina e no Brasil:

  Saiba o que é o coronavírus

O coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. Chamado oficialmente de SARS-COV-2, o novo agente do corona foi descoberto no fim de dezembro de 2019, após casos registrados na China.

E ele é capaz de infectar humanos o vírus pode ser transmitido de pessoa a pessoa por gotículas respiratórias, por meio de tosse ou espirro, pelo toque ou aperto de mão ou pelo contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido, então, de contato com a boca, nariz ou olhos.

Entre os sintomas mais comuns da doença, estão febre, tosse e falta de ar. Além disso, dores musculares e de cabeça, bem como confusão mental, irritação na garganta e desconforto no peito também foram observados pelos pacientes com a doença.