Maranhão abre consulta pública para votação das melhores propostas do Orçamento Participativo

Após finalizados os encontros do ciclo de debates do Orçamento Participativo do Maranhão, está aberto o processo de consulta pública para votação das melhores propostas.

 

As 35 audiências públicas aconteceram desde o fim de maio deste ano, em 22 regionais que contemplam os 217 municípios maranhenses.

 

Agora, a população pode acessar, na internet, o site participa.ma.gov.br e votar nas melhores plataformas.

 

Ao fim dessas votações, vai ser escolhida uma de cada regional e duas da região metropolitana de São Luís, para serem colocadas em prática pelo governo do estado.

 

Estão aptas para votação, as propostas elaboradas após sugestões de mais de seis mil pessoas de todas as regiões do Maranhão.

 

A ideia do Orçamento Participativo é definir quais os serviços e obras devem ser priorizados para a população maranhense nos próximos anos, de 2020 a 2023.

 

A Secretaria de Direitos Humanos do estado destacou a ampla participação popular, com propostas em diversas áreas, como saúde, segurança pública, infraestrutura e acesso à Justiça.

 

Essas audiências públicas ocorrem desde 2015 e já permitiram, segundo a pasta, a elaboração de quase mil propostas em saúde, educação, agricultura, infraestrutura, saneamento e assistência social.

 

Entre as obras, estão a construção e reforma de 88 escolas, a construção dos hospitais macrorregionais de Santa Inês e Caxias, ampliação do Hospital Macrorregional de Barreirinhas, a construção do Centro de Referência da Economia Solidária em São Luís. Também foram realizadas perfuração de poços e adutoras; e melhorias no Sistema de Abastecimento de Água.

Fonte: Rádio Nacional