Ministro do Desenvolvimento Regional visita áreas atingidas por temporais neste domingo

Devido aos temporais que afetam a região Sudeste nos últimos dias,  o ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, vai à Belo Horizonte, neste domingo (26), se reunir com a força-tarefa e tratar de ações para recuperar as áreas atingidas.

 

Em seguida, fará um sobrevoo nos municípios afetados no Espírito Santo e também vai se reunir com a equipe técnica também para tratar do assunto.

 

A Defesa Civil emitiu alerta máximo por causa das chuvas nas regiões Sudeste e Centro Oeste. Na última quarta-feira (23), o Cenad, que é o Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres, já havia emitido um alerta de chuvas intensas na região.

 

A preocupação é com moradores de áreas de risco devido às inundações, enxurradas e deslizamentos de terra.

 

Em Minas Gerais, a situação é crítica. Já são 14 mortos por causa de deslizamentos e soterramentos provocados pela chuva. A defesa civil do estado registra, no momento, mais de 3,5 mil  desabrigados ou desalojados em  cerca de 40 cidades atingidas.

 

As mortes ocorreram em Belo Horizonte, Contagem, Betim e Ibirité, que ficam na região metropolitana, e também em Manhuaçu, na Zona da Mata.

 

As chuvas só devem começar a dar uma trégua na região neste domingo (26). A previsão é de chuvas intensas no Espírito Santo, onde diversos municípios já decretaram estado de calamidade pública, Goiás, Minas Gerais e Rio de Janeiro, além do Distrito Federal.

 

Lembrando que a Defesa Civil Nacional tem um sistema de alerta de desastres naturais. São avisos encaminhados por SMS para celulares cadastrados e usuários de TV por assinatura.

 

Para se ter uma ideia, nos primeiros 25 dias deste ano, já foram disparados mais de 2 mil alertas em todo o país. Quem ainda não recebe o alerta, pode se inscrever encaminhando uma mensagem com o CEP de sua região para o número 40199.

Fonte: Rádio Nacional