Número de transplantes no Brasil | deve passar de 24 mil este ano

O número de transplantes realizados no Brasil deve passar de 24 mil este ano, um ligeiro aumento com relação aos cerca de 23 mil realizados no ano passado.

 

A  estimativa é do Ministério da Saúde e foi divulgada neste sábado durante evento em lembrança pelo Dia Mundial do Doador de Medula Óssea  e pelo Dia Nacional de Incentivo à Doação de Órgãos e Tecidos que será comemorado no dia 27.

 

A coordenadora do Sistema Nacional de Transplantes, Rosana Nothen, conta que o aumento este ano deve ser menor por causa das dificuldades financeiras dos estados e o impacto disso sobre o serviço público de saúde.

 

O Ministério da Saúde quer incentivar as pessoas a comunicarem o desejo de doar órgãos aos familiares para conseguir alcançar a meta de ter pelo menos 15 doações efetivadas por cada milhão de habitantes.

 

Também quer aumentar as taxas de notificações de morte encefálica para cinquenta a cada milhão de habitantes  e de efetivação de notificações em doações que atualmente é de menos de 30%. Para isso, Rosana acredita que é preciso investir também na capacitação dos profissionais de saúde.

Fonte: Rádio Nacional