Relaxar é boa dica para quem enfrentará nova bateria do Enem

Com apenas 17 anos, Bernardo Souto Maior já sabe direitinho o que quer da vida: quer fazer a faculdade de Direito e seguir a carreira diplomática.

Para ajudar a realizar o seu sonho, o estudante de Brasília está fazendo o Exame Nacional do Ensino Médico (Enem), porta de entrada para universidades públicas do país.

Bernardo se preparou durante meses, com rotinas rígidas de estudo. Mas, nestes dias que antecedem a prova, ele tem uma dica que considera infalível.

“Se eu pudesse dar uma dica seria, realmente relaxar, porque a fase do estudo já passou. Agora é a hora de relaxar e tentar concentrar”, afirma o estudante.

E o Bernardo está fazendo tudo certo. Isso é o que garante o professor de matemática, Leonardo Simões.

O professor leciona em uma escola particular e também prepara seus alunos para o Enem. Simões explica que cada candidato tem seu jeito de relaxar, antes da prova, o que pode melhorar o desempenho.

“Cada candidato tem o jeito de dar uma relaxada. Mas tem que verificar o que deu certo no primeiro dia, para tentar fazer no segundo [dia]. Por exemplo, tem gente que gosta de ir ao cinema, ao teatro. Então, se ele se sente relaxado com essa postura, faz isso que vai tranquilizar”.

Quase 4 milhões de pessoas fizeram a primeira etapa do Enem, no dia 3 de novembro. Àqueles que faltaram no primeiro dia, podem fazer o exame no próximo domingo (10), mas a prova servirá apenas para autoavaliação.

Fonte: Rádio Nacional