Mais de 60% do público alvo já está vacinado contra a gripe H1N1 em São José

O balanço elaborado pela Vigilância Epidemiológica do Município aponta que mais de 26 mil pessoas, ou 61,61% do público alvo, já estão vacinadas contra a gripe H1N1 em São José. Considerando que até o final da Campanha Nacional de Vacinação, no dia 1 de junho, mais de 42 mil pessoas deverão ser imunizadas no município, a expectativa da Secretaria Municipal da Saúde é aplicar a vacina no público faltante. 

Segundo o balanço, até o dia D da Campanha, no último sábado (12), 79,29% dos idosos, 65,39% dos trabalhadores da Saúde, 58,85% professores e 59,24% das puérperas já estavam imunizados no município. No entanto, apenas 34,94% das crianças (de seis meses a menores de 5 anos) e 38,76% das gestantes haviam sido vacinadas na cidade, acendendo um alerta para que estes grupos procurem as Unidades Básicas de Saúde do município para serem imunizados contra a gripe H1N1.   

Como a meta é atingir 90% dos públicos, as equipes estão também percorrendo hospitais, clínicas, residências e escolas para realizar a aplicação da vacina, além de sugerir que as pessoas procurem a Unidade de Saúde mais próxima da sua residência levando o cartão de vacinação para receberem a imunização.  

A influenza ou gripe A é uma infecção viral aguda no sistema respiratório e qualquer pessoa pode ser infectada mais de uma vez. A transmissão do vírus ocorre por meio de secreções das vias aéreas e respiratória de uma pessoa contaminada ao falar, espirrar ou tossir. 

Os sintomas da gripe H1N1 são semelhantes aos causados pelos vírus de outras gripes, porém são necessários cuidados especiais com a pessoa que apresentar febre alta, acima de 38 graus, calafrios, mal-estar, cansaço, tosse, dor muscular, de cabeça, de garganta, falta de ar e dificuldade para respirar. Em alguns casos, também podem ocorrer vômitos e diarreia.

 


Fonte: Floripa News

Loading...

Cadastre seu e-mail e receba nossos boletins diários:

ASSINATURA JORNAL FLORIPA
Loading...
Leitores On Line