• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Saúde: 30% dos pacientes faltam às consultas em Rio Claro

Com lançamento de novo serviço de agendamento, Fundação Municipal de Saúde quer fornecer melhor atendimento aos pacientes da rede pública de saúde

A Fundação Municipal de Saúde de Rio Claro lançou nessa semana um novo sistema de agendamento de consultas, a Cadu (Central de Atendimento Digital Unicidadão). A ideia é reforçar o apoio à população nas demandas de saúde no município e, com isso, reduzir o absenteísmo. De acordo com o chefe de gabinete da autarquia, Murylo Müller Cesar, os ‘faltosos’ representam 30% dos pacientes que são atendidos pela rede pública de saúde.

“Eles não vão [às consultas e exames] e não avisam que não irão. Essas pessoas acabam prejudicando bastante o nosso fluxo, dependendo de algumas questões, o índice chega a 40% ou 50%, mas a média é 30%. É muita gente, é dinheiro público que estamos gastando e que poderia ser melhor empregado na sua utilização para quem está precisando ir”, explica.

Para agendar consulta na rede pública municipal de saúde de Rio Claro, o número é o 0800 019 0505. O horário de atendimento será das 7 às 19 horas, por telefone ou aplicativo de mensagens que atendem pelo mesmo número, de segunda a sexta-feira. As ligações são gratuitas e o agendamento é imediato.

“Percebemos que estávamos ligando para confirmar as consultas e as pessoas não estavam correspondendo. Pensamos numa nova estratégia. Temos o 0800, se não conseguir o atendimento, vamos fazer o contato via WhatsApp, que era algo que não acontecia. Ninguém fica 5 minutos sem olhar o WhatsApp. É uma inteligência artificial. Se disser sim, vai encaminhar para um operador”, acrescenta Murylo.

O usuário deve usar a Cadu para agendar a consulta nas unidades básicas de saúde e unidades de saúde da família. O mesmo vale para reagendamento e cancelamento de consultas. Além das consultas médicas e de enfermagem, são feitos por telefone os agendamentos de papanicolau e primeira consulta odontológica. O aplicativo UniCidadão já traz algumas informações aos pacientes e pode ser instalado nos celulares para o acompanhamento.

Leia a notícia Saúde: 30% dos pacientes faltam às consultas em Rio Claro em Jornal Cidade RC.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.
 
  • New Page 1