‘A democracia prevaleceu’: Joe Biden faz 1º discurso após confirmação da vitória no Colégio Eleitoral


Presidente eleito dos EUA criticou tentativas de Donald Trump em reverter resultados das urnas: ‘Abuso de poder’. Presidente eleito dos EUA, Joe Biden, discursa nesta segunda-feira (14) em Wilmington após Colégio Eleitoral confirmar sua vitória
Mike Segar/Reuters
O presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden, discursou pela primeira vez nesta segunda-feira (14) após a confirmação de sua vitória pelo Colégio Eleitoral. Os delegados ratificaram a vitória democrata por 306 votos a 232, conforme já era projetado.
No discurso em Wilmington, cidade onde Biden montou um bunker de transição, o presidente eleito criticou as tentativas do derrotado Donald Trump em reverter o resultado das urnas, sugerindo que o republicano cometeu abuso de poder.
“Nessa batalha pela alma da América, a democracia prevaleceu”, disse Biden.
“Nos EUA, políticos não tomam o poder: a população dá a eles”, afirmou. “A chama da democracia foi acesa nesta nação há muito tempo atrás. Agora sabemos que nada, nem mesmo uma pandemia ou um abuso de poder, pode extinguir essa chama.”
“É minha esperança sincera de que nunca mais veremos ninguém submetido às ameaças e aos abusos que vimos nessas eleições”, disse o democrata.
“Se ninguém sabia antes, agora sabemos. O que bate forte nos corações do povo americano é isto: democracia. O direito de ser ouvido, de ter os votos contados. De escolher os líderes desta nação e de governarem a si próprios.”
Vídeos: Eleições nos EUA 2020
Adicionar aos favoritos o Link permanente.