Acre apresenta saldo positivo na abertura de empresas mesmo durante pandemia


Neste mês de novembro, o estado apresentou queda no tempo para registro de empresas, se comparado ao segundo boletim divulgado pela ferramenta do Mapa de Empresas do Ministério da Economia. Movimento em loja no Centro do Recife neste domingo (13)
Reprodução/TV Globo
O Mapa de Empresas do Ministério da Economia atualizou, nesta terça-feira (15), o percentual de empresas que vem sendo registradas durante a pandemia. E os acreanos, que até antes estavam com o percentual de tempo abaixo do esperado, apresentaram uma redução na abertura de seus próprio negócios, mesmo durante a pandemia do novo coronavírus.
Segundo o último monitoramento do 2° quadrimestre do Mapa de Empresas 2020, fechado em agosto, o Acre estava entre os estados que menos registravam empresas durante estes últimos meses, em uma faixa de tempo entre 3 dias e 10 horas.
Tabela de estados com maiores tempos para abertura de empresas
Ministério da Economia
Entretanto, a atualização para novembro apresentou uma redução para 2 dias e 20 horas. Uma diferença de até 14 horas. Assim mais empresas vem sendo registradas com CNPJ.
Empresas ativas e extintas
Ainda segundo o último quadrimestre, cerca de 43.718 empresas continuam ativas no Estado até o mês de novembro.
No país
Em novembro, o país registrou cerca 40,3% empresas em menos de 24 horas. E 298 mil foram abertas em novembro, contabilizando em cerca 19.744.641 milhões de empresas ativas até o momento, em um média de tempo 2 dias e 21 horas.
Setores comerciais
Alguns dos principais setores que vem abrindo durante esta pandemia são as empresas varejistas. De acordo com a ferramenta:
Artigos do vestuário e acessórios: 20.196 empresas abertas
Promoção de vendas: 13.002 empresas
Cabeleireiros, manicure e pedicure, obras de alvenaria: 8.975 empresas abertas
Ferramenta
O Mapa de Empresas é uma ferramenta disponibilizada pelo governo federal para os interessados em obter informações mensais sobre o procedimento de registro de empresas, como o tempo médio para abertura, e o número de empreendimentos abertos e fechados, inclusive com detalhes sobre a localização e as atividades desenvolvidas.
VÍDEOS: G1 em 1 Minuto-AC com Janine Brasil e Tácita Muniz
Adicionar aos favoritos o Link permanente.