Alunos desocupam reitoria da UFPB, em João Pessoa


Estudantes retiraram barracas, mas continuam protestando contra a nomeação do reitor Valdiney Gouveia. Alunos ocuparam reitoria da UFPB em 5 de novembro, em João Pessoa
Raniery Soares/CBN João Pessoa
Os alunos que ocupavam a reitoria da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) desde novembro deixaram o local. Apesar da saída, os protestos contra a nomeação de Valdiney Gouveia para a reitoria da instituição continuam.
Segundo Breno Mello, advogado do grupo, a retirada das barracas aconteceu no domingo (13) após a Polícia Federal comunicar que a reintegração de posse aconteceria no dia seguinte. Desde então, contudo, a mobilização continua durante o dia.
Isso porque, mesmo com a retirada, os alunos continuam indo até a reitoria protestar contra a nomeação de Valdiney Gouveia. Ainda de acordo com o advogado, os estudantes irão seguir um calendário de manifestações.
Nas redes sociais, a Ocupa Alph, tem convocado ‘tuitaços’ e a participação popular para protestarem contra a nomeação.
A nomeação
Professor Valdiney Gouveia foi nomeado reitor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) pelo presidente Jair Bolsonaro
TV Cabo Branco/Reprodução
A nomeação de Valdiney Gouveia foi publicada no dia 5 de novembro, no Diário Oficial da União (DOU), e assinada pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido). O docente foi o último colocado na consulta online entre os professores, técnico-administrativos e alunos, com soma ponderada e normalizada de 106,496. Além disso, Valdiney não teve nenhum voto durante a formação da lista tríplice pelo Conselho Universitário (Consuni).
No mesmo dia, alunos, técnicos, professores e integrantes do movimento estudantil realizaram um ato contra a decisão e, mais tarde, alguns manifestantes ocuparam o pátio da reitoria, como forma de protesto.
No dia 12 de novembro, Valdiney Gouveia tomou posse do cargo após ser recebido com ovos por manifestantes. Em 1º dezembro, a Justiça Federal expediu uma reintegração de posse para a desocupação do campus I da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).
Vídeos mais assistidos do G1 Paraíba
Adicionar aos favoritos o Link permanente.