Aneel realiza leilão de linhas de transmissão; veja o que já foi arrematado


Até o momento, dois lotes foram arrematados. Leilão é marcado por forte disputa e ofertas com desconto de mais de 60% em relação ao valor máximo de remuneração fixado pelo governo. Leilão de linhas de transmissão da Aneel na B3
Reprodução/TVB3
A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) realiza nesta quinta-feira (17) leilão de transmissão de energia. Ao todo, serão oferecidos 11 lotes de empreendimentos que exigirão cerca de 7,34 bilhões de reais ao longo dos próximos cinco anos. O leilão acontece na sede da B3, em São Paulo.
Até o momento, já foram arrematados os lotes 9 e 10. Veja detalhes mais abaixo.
Pelas regras do leilão, vence quem oferecer o maio deságio em relação ao valor máximo de remuneração fixado pelo governo. Quanto maior o desconto da proposta, maior a economia aos consumidores, uma vez que a remuneração dos consórcios entrará no cálculo das contas de luz.
Os 11 lotes do leilão preveem a instalação de mais 1.958 quilômetros de rede em nove estados (AM, BA, CE, ES, GO, MS, MG, RS e SP).
Pelas regras do edital, o prazo para operação comercial dos empreendimentos varia de 42 a 60 meses, para concessões por 30 anos, contados a partir da celebração dos contratos.
O leilão integra o Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) do governo federal, que projeta um potencial de geração de 14.881 empregos durante a construção dos empreendimentos.
A pandemia de coronavírus levou o governo a suspender diversos leilões de projetos de energia previstos para 2020, mantendo apenas a licitação desta quinta-feira.
A última concorrência por projetos de transmissão ocorreu em dezembro do ano passado e teve como principais vencedores as elétricas Cteep e Neoenergia, controladas pela colombiana ISA e pelo grupo espanhol Iberdrola, respectivamente.
Programa de privatizações empaca e maioria dos leilões vira promessa para 2021
Veja o que já foi arrematado:
Lote 9
Instalações em Mato Grosso do Sul
Vencedor: Consórcio Saint Nicholas I
Oferta: R$ 5,235 milhões
Deságio: 60,22%
número de concorrentes: 17
Lote 10
Instalações no Ceará
Vencedor: Consórcio BRE 6
Oferta: R$ 15,1 milhões
Deságio: 66,93%
concorrentes: 13
Veja as últimas notícias de economia
Vídeos: vejas as últimas notícias de economia
Adicionar aos favoritos o Link permanente.