Após mais de 24 horas de procura, pai tem notícias de filha, neta e genro após temporal em SC


Família mora em Presidente Getúlio. Segundo pai, último contato foi feito 19h50 de quarta-feira (16). Família procura por três pessoas desaparecidas durante o temporal em Presidente Getúlio
Arquivo Pessoal/ Carlos Krieser
O fazendeiro Carlos Krieser, de 53 anos, buscou por mais de 24 horas informações sobre a filha, Carla Luana Krieser, a neta, Tayná Alves de Lima Krieser e o genro, Valdemiro Alves de Lima. A família mora em Presidente Getúlio, uma das cidades da região do Vale do Itajaí mais atingidas pelo temporal em Santa Catarina. Pouco depois das 20h30 desta quinta-feira (17), ele teve notícias dos parentes, que estão bem.
O município registrou nove mortes, segundo boletim da Defesa Civil das 18h. Oito pessoas estão desaparecidas. Também há desabrigados e desalojados. A enxurrada levou carros e lama e causou destruição.
Imagem mostra município de Presidente Getúlio nesta quinta-feira (17), após enxurrada
Prefeitura de Presidente Getúlio/Divulgação
Temporal em SC: Defesa Civil confirma 12 mortes no Vale do Itajaí
FOTOS: Chuva causa mortes e destruição em SC
Procura
Segundo Carlos Krieser, o último contato da filha aconteceu por ligação telefônica as 19:50h de quarta e desde então busca informações sobre a família.
“Nós não sabemos muita coisa de lá, só sabemos que no local onde ela mora deu muita enchente e enxurrada e desde ontem não falamos com ela mais[…] Ela só falou que ia chover muito lá, que estava dando umas trovoadas e depois acho que ficaram sem internet ou luz .”
Carlos, que é morador de Alfredo Wagner, na Grande Florianópolis, disse que a família mora em um lugar alto e a preocupação é com as ocorrências de deslizamento de terra.
“Nós queremos saber o que está acontecendo por lá, o que aconteceu com eles. Nós não temos notícias, não temos informação… ninguém fala nada […] Desde ontem ,nós estamos bem preocupados, não sabemos o que está acontecendo. Só estamos vendo os vídeos aqui e tá muito feio por lá.”
Pouco depois das 20h30, veio o alívio: Carlos teve notícias da família, dadas por uma amiga que conseguiu visitá-los. Os parentes não tinham como entrar em contato com ele porque estavam sem internet e sinal de celular.
“Eles estão bem, mas todas as coisas que eles tinham dentro de casa foram carregadas pela água. Mas por sorte eles estão bem.”
Ao menos 11 municípios tiveram estragos em Santa Catarina por causa do temporal. Porém, a Defesa Civil afirmou que a destruição de estradas e prejuízos na comunicação dos municípios dificultam o levantamento de informações e confirmação de danos. Em Presidente Getúlio, a prefeitura encaminhou à Defesa Civil um decreto municipal de calamidade pública. Rio do Sul encaminhou de situação de emergência.
Moradores contam como foi o temporal
Pâmela Carolina Ramos, de 18 anos, disse que foi acordada pela mãe às 3h com a notícia da enchente. Ao sair de casa, a moradora afirmou que a rua já estava completamente alagada.
Moradora conta que a cidade está em choque com os estragos que o temporal causou em Presidente Getúlio.
Maurício Cattani/NSC TV
“A primeira coisa que eu pensei foi no local onde trabalho. A gente chegou lá e já não tinha mais nada, todos os carros estavam flutuando, todos os carros ficaram submersos. Não sobrou nada. A gente vê a desgraça na cidade, realmente, como aconteceu e aconteceu do nada. Está todo mundo em choque.”
O estudante Vinicius Oliveira, de 20 anos, contou que viu muitas pessoas perdendo carros e móveis durante a enxurrada.
Morador de Presidente Getúlio conta como foram as primeiras horas depois da enxurrada que causou estrago na cidade
Maurício Cattani/NSC TV
“Foi muito assustador. Tivemos que sair no meio da chuva e estava muito forte. […] Desde ontem à noite, estamos na luta para tentar tirar tudo, limpar tudo e foi bem complicado.”
Resumo
ao menos 12 mortos no Vale do Itajaí, sendo 9 em Presidente Getúlio, 2 em Rio do Sul e 1 em Ibirama
ao menos 11 cidades da região registraram alagamentos e deslizamentos
há 8 desaparecidos
bombeiros receberam mais de 100 chamados por causa da chuva
em 12 horas choveu 125 milímetros, segundo a Defesa Civil
VÍDEOS: Chuva deixa mortos e causa estragos em SC
Veja outras notícias do estado no G1 SC.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.