Arara ‘pega carona’ com ciclista durante trilha em estrada de Campo Limpo de Goiás; vídeo


Ave foi filmada no capacete da agricultora Sirlene Bessa Guimarães. Segundo biólogo, comportamento é incomum para um animal silvestre. Arara ‘pega carona’ com ciclista durante pedal em estrada de Campo Limpo de Goiás
Uma arara pegou carona com uma ciclista durante uma trilha de bike em uma estrada de Campo Limpo de Goiás, a 62 km de Goiânia. Um vídeo mostra a ave no capacete da agricultora Sirlene Bessa Guimarães, de 54 anos, enquanto a atleta pedala (veja acima). Segundo ela, a arara a acompanhou por cerca de 20 km.
O registro foi feito durante um passeio no último domingo (13). A agricultora contou que a arara fica solta pela região e já é bastante conhecida pelos ciclistas, que a apelidaram de Zé Maria. Foi por causa dessa fama da ave que Sirlene decidiu pedalar pelo local.
“Ela fica solta, quando vê um ciclista ela aparece. Ficou com a gente quase uma hora e depois voou para uma mata fechada, onde ela deve morar. É impressionante”, diz.
Zé Maria, além de pegar carona, também “conversou” com os ciclistas. Segundo Sirlene, na hora em que estava indo embora do local, falou com a arara para que ela também “voltasse para a casa” dela, mas a ave só repetia o que a ciclista dizia.
“Eu falei: ‘Zé volta para casa’ e ela repetia. Foi maravilhoso, a gente ria o tempo inteiro. Foi muito emocionante. Fiquei encantada. Eu amo animal. Ela é bem mansinha”, conta.
Comportamento incomum
Segundo o biólogo Edson Abrão, a ave é uma arara-canindé. De acordo com o especialista, esse tipo de comportamento não é comum para um animal silvestre.
“Provavelmente essa arara é de alguém que more perto e ela volta sempre para o mesmo lugar”, comenta.
Abrão acredita que o animal tenha sido domesticado durante algum período da vida, o que justificaria a interação tão próxima com ciclistas.
Arara-canidé ‘pega carona’ com ciclistas em Campo Limpo de Goiás
Sirlene Bessa Guimarães/Arquivo pessoal
Veja outras notícias da região no G1 Goiás.
VÍDEOS: últimas notícias de Goiás
Adicionar aos favoritos o Link permanente.