Biden e Harris são eleitos oficialmente nesta segunda

O Colégio Eleitoral dos Estados Unidos (EUA) elege oficialmente, nesta segunda-feira (14), Joe Biden e Kamala Harris como presidente e vice-presidente do país.

Joe Biden e Kamala Harris são eleitos nos EUA – Foto: Instagram/Reprodução

Na cerimônia, que faz parte do protocolo formal de eleições nos EUA, os delegados de todos os estados se reúnem, em suas respectivas regiões, para votar em cédulas de papel nos nomes do presidente e da vice-presidente eleita.

Neste ano, a votação terá atenção especial, uma vez que as eleições norte-americanas foram marcadas por alegações do atual presidente, Donald Trump, de fraudes nos resultados. Sem apresentar provas de erros na contagem dos votos, Trump solicitou que os estados investigassem os resultados das eleições.

Votação

As cerimônias podem ser acompanhadas por transmissões ao vivo, nas redes sociais de páginas dos estados norte-americanos. Com as cédulas contadas, os delegados apresentam certificados mostrando o resultado da votação.

Em janeiro, o Congresso dos EUA reúne os votos de todos os estados e faz uma contagem geral em outra cerimônia.

Biden e Harris foram eleitos em 7 de novembro. Kamala é a primeira mulher negra (e também a primeira de ascendência indiana) a assumir o cargo de vice-presidente do país.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.