Blumenau suspende cirurgias eletivas de média e alta complexidade

A Secretaria Municipal de Saúde publicou uma portaria nesta segunda-feira (14) suspendendo as cirurgias eletivas de média e alta complexidade que necessitam de anestesia geral em Blumenau.

Blumenau suspende cirurgias eletivas de média e alta complexidade – Foto: Jonathan Batista/Divulgação

A justificativa, segundo o documento, é o aumento no número de internações na rede hospitalar pública e privada da cidade e a elevação da taxa de ocupação dos leitos de UTI em função do coronavírus. De acordo com a última atualização da matriz estadual de risco, Blumenau segue classificada com nível gravíssimo (vermelho).

A medida não é valida para procedimentos cirúrgicos que, se não realizados, colocam a vida dos pacientes em risco e procedimentos cirúrgicos eletivos que não exijam internação ou quando a permanência do paciente na unidade é de no máximo de 12 horas.

A portaria é assinado pelo secretário Municipal de Saúde, Winnetou Krambeck, e já está em vigor. Em março deste ano, o Governo do Estado já havia suspendido as cirurgias eletivas em Santa Catarina, mas depois, com a melhora no cenário da pandemia, os serviços foram retomados.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.