• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Nova Trento fica em segundo lugar em indicadores de saúde do 1º quadrimestre na Grande Florianópolis

Avaliação é feita pelo governo federal através do Programa Previne Brasil 2023

A Prefeitura de Nova Trento, através da Secretaria de Saúde e Desenvolvimento Comunitário informa que o município ficou em segundo lugar na avaliação dos indicadores de saúde do Programa Previne Brasil 2023 para a região da Grande Florianópolis. 

A pontuação dos indicadores de desempenho é referente ao 1º quadrimestre deste ano, isto é, aos meses de janeiro a abril. O programa é um modelo de financiamento de repasse financeiro aos municípios cadastrados. Através do monitoramento, o governo avalia os acessos, qualidade e resolução dos serviços prestados das Unidades Básicas de Saúde (UBS). 

O Indicador Sintético Final (ISF), informado na tabela (clique na imagem do topo para expandir), corresponde ao cálculo do desempenho municipal do conjunto dos sete indicadores de desempenho. Nova Trento obteve o ISF de 9,26, ficando atrás de Anitápolis, município que tem em torno de 3.200 habitantes.

Ao todo, foram avaliados sete indicadores: consultas de pré-natal; exames em gestantes; atendimento odontológico em gestantes; mulheres que realizaram o exame citopatológico; crianças de 1 ano com vacinas atualizadas; monitoramento de hipertensos e acompanhamento de diabéticos.

“As UBS do município atendem os pacientes que se enquadram nos indicadores e a avaliação identifica o quanto o município atende as necessidades deles de forma resolutiva”, explicou a secretária de Saúde, Maria Cristina Adami. 

Para o cálculo do ISF, são analisados os seguintes fatores: o acompanhamento do pré-natal, onde as pacientes devem fazer os exames, consultas de rotina e odontológicas para que o parto ocorra de forma saudável. 

São acompanhados também pacientes com hipertensão e diabetes que recebem monitoramento, exames e consultas pelo menos uma vez a cada seis meses e mulheres entre 24 a 64 anos a coleta de preventivo a cada dois anos. No caso das crianças, é monitorada a vacinação da faixa etária de até um ano de idade. 

A secretária comentou que está muito feliz com a conquista, e que a pasta segue trabalhando para conquistar o primeiro lugar. Para o prefeito municipal, Tiago Dalsasso, “os dados demonstram a qualidade do atendimento oferecido aos nossos cidadãos”.

O post Nova Trento fica em segundo lugar em indicadores de saúde do 1º quadrimestre na Grande Florianópolis apareceu primeiro em Prefeitura de Nova Trento.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.
 
  • New Page 1