• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Pandemia coloca antidepressivos na lista dos 10 mais buscados em centros de saúde de Campinas


Prefeitura recebeu mais de 40 mil receitas para remédios psiquiátricos apenas em 2023. Especialista aponta preocupação maior com bem-estar e avanço nas fórmulas como causas de aumento na demanda. Remédios para depressão e ansiedade estão entre os mais procurados em Campinas
Desde a pandemia de Covid-19, os remédios para depressão e ansiedade entraram na lista dos 10 medicamentos mais buscados nos centros de saúde de Campinas (SP) e não saíram mais. É o que aponta um levantamento da prefeitura a pedido da EPTV, afiliada da TV Globo.
📲 Receba no WhatsApp notícias da região de Campinas
Em 2019, antes da chegada do coronavírus, os ansiolíticos e antidepressivos não apareciam no ranking. Já no ano seguinte, dois medicamentos para saúde mental entraram na lista: a sertralina, no sétimo lugar, e a fluoxetina, ocupando a décima posição.
Em 2021, a sertralina continuou no ranking e foi a quinta medicação com o maior número de receitas recebidas pelas farmácias municipais. No ano passado, o medicamento passou para a oitava posição e, neste ano, é o décimo remédio mais buscado.
Segundo o balanço mais recente da administração municipal, mais de 40 mil prescrições de antidepressivos foram atendidas pela rede pública de saúde apenas em 2023.
Remédios mais buscados em centros de saúde de Campinas (SP) em 2023
Quebra de estigmas
O psiquiatra Fernando Tomita aponta que, além da pandemia, o aumento na busca por antidepressivos é causado por uma preocupação maior com o bem-estar emocional e o avanço nas fórmulas dos medicamentos.
“A pandemia aumentou o interesse, a preocupação de todo mundo com a própria saúde emocional. Ficou mais natural que as pessoas busquem ajuda para saúde mental, então aqueles estigmas do tratamento psiquiátrico foram diminuindo ao longo do tempo”.
Além disso, o especialista destaca que os remédios psiquiátricos estão mais seguros e têm menos efeitos colaterais. “As medicações são indicadas em casos mais graves, então também é importante não banalizar muito a indicação do remédio. Mas, com certeza, a aceitação do uso do remédio tem melhorado”, destaca.
Remédios para saúde mental entram na lista dos mais buscados em postos de Campinas (SP)
Reprodução/EPTV
VÍDEOS: tudo sobre Campinas e região
Veja mais notícias da região no g1 Campinas

Adicionar aos favoritos o Link permanente.
 
 
  • New Page 1