Na tarde ensolarada desta sexta-feira (25) muitos turistas aproveitaram para curtir as praias da Grande Florianópolis. Na praia do Campeche, os Guarda-Vidas Civis foram acionados para o atendimento de um casal que estava se afogando.

A ação rápida dos bombeiros evitou uma tragédia na praia do Campeche – Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros/ND
As vítimas haviam entrado na água exatamente ao lado de onde estava coloca a bandeira vermelha, que sinaliza alto risco de afogamento e a presença grande de correntes de retorno.
O Corpo de Bombeiros Militar de SC utiliza as bandeiras de cor verde, amarela e vermelha para indicar se o local é ou não apropriado e seguro para banho.

A bandeira de cor vermelha sinaliza que o local é perigoso para banho – Foto: CBMSC / Divulgação
O atendimento iniciou com a utilização da moto aquática em apoio ao resgate que era realizado pelos Guarda-Vidas. Uma mulher, foi retirada da água debilitada, porém, consciente.
Já o homem, ao ser resgatado, estava irresponsivo. Neste momento, foram iniciados os procedimentos de recuperação, por tratar-se de um afogamento GRAU 4, quando há presença de espuma na boca e/ou nariz e ausência de pulso palpável na região do punho.
Auxiliaram no atendimento dois médicos e um enfermeiro do SAMU que estavam pela praia.
Devido a gravidade do afogamento, a equipe do helicóptero Arcanjo foi acionada, conduzindo a vítima estável até o hospital.